Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo Ford Focus estreia sistema de detecção de buracos na estrada

O novo Ford Focus estreia uma tecnologia de detecção de buracos que pode reduzir as consequências do impacto num buraco na estrada, ao adaptar a restante suspensão para o impacto causado pelo buraco detectado.

Os buracos nas estradas são autênticas pragas para os automobilistas em diversas regiões da Europa, mas mais importante que a perda de conforto proporcionada pela existência dos mesmos, são os danos causados junto das rodas, pneus e suspensões dos veículos, que se traduzem em elevadas despesas com reparações.

Para evitar estes imprevistos, a Ford está a implementar uma tecnologia inovadora de detecção de buracos no novo Ford Focus. Este sistema consegue detectar o momento em que uma roda cai num buraco e ajusta a suspensão para que a mesma não afunde totalmente nessa depressão do piso. Dado que o pneu e a jante não atingem o buraco na totalidade, o posterior embate na margem oposta do mesmo não é tão violenta.

Este sistema funciona tanto com a suspensão dianteira como traseira, permitindo, caso a dianteira caia num buraco, preparar a suspensão traseira para uma resposta ainda mais rápida, antes mesmo de esta atingir o mesmo buraco. Este sistema fará parte das características e funções da tecnologia de Controlo Contínuo de Amortecimento, sistema esse que monitoriza os dados da suspensão, carroçaria, direccção e travões a cada 2 ms, ajustando a resposta da suspensão do veículo, para garantir um andamento ainda mais suave.

Para Guy Mathot, responsável pela dinâmica do novo Ford Focus, “Os nossos engenheiros estão sempre a analisar as piores estradas para testarmos as nossas suspensões ao limite e em condições reais, mas cada vez mais notamos que são as piores estradas que vêm ao nosso encontro. Os buracos nas estradas são um problema que não vai desaparecer tão cedo, mas com a nossa avançada tecnologia de suspensão do novíssimo Focus, conseguimos reduzir o seu impacto.