Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo Dacia Duster disponível em Portugal, desde €14.900

O novo Dacia Duster já se encontra disponível para o mercado nacional, tendo sido desenvolvida uma versão exclusiva para Portugal, que lhe permite ser taxado como Classe 1 nas portagens nacionais (nas versões 4x2). Está disponível a partir dos 14.900 euros.

O Dacia Duster é um sucesso, sendo um quarto de todos os modelos Dacia vendidos em todo o mundo correspondem ao SUV da marca do Grupo Renault, isto sem contabilizarmos os modelos Duster que são comercializados em alguns mercados, como América Latina e Ásia, enquanto modelo Renault. O sucesso do Duster levou a que a marca Romena desempenhasse um trabalho extraordinário na criação desta nova geração, que saiu reforçada em todos os parâmetros, mas mantém-se fiel à sua filosofia de vida original.

Porém, o mercado nacional sofre de um grave problema, a forma de taxação das portagens nacionais, que fizeram com que o novo Duster fosse classificado como Classe 2. Para evitar esta situação, que traria graves problemas nas vendas do novo Duster, o Grupo Renault conseguiu alterar algumas linhas de montagem para produzir um modelo à medida do mercado nacional, à semelhança do que aconteceu com o Renault Kadjar.

Como tal, o Dacia Duster destinado ao mercado nacional utiliza uma suspensão ajustada para ver a sua altura ao solo reduzir ligeiramente, graças à aplicação de amortecedores específicos, acompanhados por um apoio de mola rebaixado em 20 mm, variando estas consoante o peso das diferentes motorizações e níveis de equipamento escolhido, garantindo assim o mesmo nível de conforto e comportamento dinâmico que a versão comercializada internacionalmente. Esta solução só foi aplicada às versões 4×2, já que as versões 4×4 são taxadas como Classe 2 nas portagens.

De resto, poderá contar com o Duster mais atraente, com detalhes como os faróis dianteiros deslocados para as extremidades da carroçaria, alargando assim a grelha. O capot tem um desenho mais horizontal, que alia na perfeição com a cintura de carroçaria mais elevada, bem como com as protecções de carroçaria maiores. Destaque para a nova assinatura luminosa, com faróis diurnos em LED à frente, e farolins traseiros compostos por quatro quadrados vermelhos, também eles empurrados para a extremidade da carroçaria.

No interior encontrará uma melhoria considerável dos materiais usados, novo desenho com maior ergonomia, novos comandos, novos bancos com melhor acabamento e maior zonas de retenção e apoio lombar, bem como maior regulação, tal como o novo apoio de braço. Na consola central, destaque para a colocação do sistema de infoentretenimento numa posição mais elevada, que se destaca por incluir um sistema de posição e orientação do veículo, bem como bússola, ideal para os adeptos do todo-o-terreno.

Para estes, destaque para o ângulo de ataque de 30º, ângulo de saída de 33º (versão 4×4 e 34º no 4×2), e ângulo ventral de 21º, bem como para os sistemas de ajuda ao arranque de subida e sistema de controlo de descida. O sistema de câmara de 360º poderá ainda servir de aliado para as aventuras fora de estrada, já que permite detectar obstáculos que não estão visíveis à vista desarmada.

Em termos de motorizações, o novo Dacia Duster está equipado com motor a gasolina 1.2 TCe de 125 cavalos, disponível apenas na versão 4×2, bem como a já conhecida motorização diesel 1.5 dCi de 110 cavalos, que estará disponível tanto na versão 4×2 como 4×4. Mais tarde será lançada a versão 1.6 SCe de 115 cavalos, que se diferencia por usar tanto gasolina como GPL. Todas estas motorizações estão associadas a uma caixa manual de seis velocidades.

Os preços do novo Dacia Duster começam nos €14.900 na versão Essential com motorização TCe 125 4×2, €16.650 para a versão Comfort com motorização TCe 125 4×2, €19.650 para o DCi 110 4×2 e €22.150 para o DCi 110 4×4. A versão de topo, Prestige, estará disponível a partir de €18.400 para a versão TCe 125, €21.400 para o DCi 110 4×2 e €23.900 para o DCi 110 4×4.

Gustavo Dias