Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo Ford Focus recebe pontuação máxima nos testes Euro NCAP

O novo Ford Focus conquistou a classificação máxima atribuída pela Euro NCAP, que destacou a tecnologia que permite detectar ciclistas e peões, travando para evitar colisões, bem como os reforços de estrutura de carroçaria que permitiram obter a pontuação máxima nos testes de colisão lateral.

O novo Ford Focus conquistou a classificação de segurança máxima de 5 estrelas atribuída pela Euro NCAP, autoridade independente de testes de colisão, tornando-se num dos primeiros veículos a ser premiado com a pontuação máxima, segundo os novos e mais exigentes protocolos de testes desta entidade. Para tal contribuíram as soluções tecnológicas integradas no novo Focus para ajudar a evitar ou mitigar o impacto de um acidente, como o Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas da Ford.

Este sistema, bastante elogiado pelo Euro NCAP, consegue detectar pessoas na estrada, ou perto dela, ou que se possam cruzar no caminho do veículo. O sistema aplica automaticamente os travões caso seja detectada uma potencial colisão, no caso do condutor não responder aos alertas, pode, a partir de agora, também detectar ciclistas, operando na escuridão, recorrendo à iluminação dos faróis.

O Euro NCAP atribuiu a mais elevada pontuação ao Focus no campo da protecção aos ocupantes, tanto adultos, como crianças, fruto de um aumento de 40 por cento na capacidade de absorção de carga numa colisão frontal, graças à nova arquitectura C2, bem como a uma estrutura de carroçaria que inclui 33 por cento de aços de boro de ultra elevada resistência e prensados. O Focus alcançou também pontuações máximas em testes concebidos para replicar impactos laterais entre viaturas.

Como refere Helmut Reder, Director Global de Veículos do Segmento C da Ford Europa, “Basta recuar no tempo até ao nosso exame de condução e lembrarmo-nos como era difícil, nessa altura, estarmos concentrados para conduzir com segurança na estrada. Na verdade, conduzir não se tornou menos difícil, nós é que nos habituámos à pressão. Tecnologias como o Assistente Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas vão reduzir o grau de exigência sobre os condutores, fazendo com que estes se concentrem mais na sua atenção e se sintam menos stressados e mais confiantes ao volante.

Gustavo Dias