Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Smart ForTwo celebra 20 anos

Já se passaram 20 anos desde o lançamento de um dos veículos urbanos mais invulgares de sempre, o pequeno Smart ForTwo. Desde o seu lançamento, em 1998, já foram vendidos mais de 2,2 milhões de unidades.

Revelado durante o Salão Automóvel de Frankfurt, em 1997, e com produção iniciada em Julho do ano seguinte, o Smart ForTwo celebra este ano o seu 20º aniversário. Lançado originalmente para o mercado alemão e outros 8 países europeus, o sucesso do Smart superou as expectativas, com mais de 2,2 milhões de unidades vendidas nos 46 países onde é actualmente comercializado.

A actual geração, embora maior e mais confortável que as anteriores, mantém características como as curtas projecções da dianteira e traseira, comprimento mínimo para o espaço interior oferecido, e um excepcional ângulo de direcção, que permite realizar uma inversão de marcha em estrada com uma só manobra.

Disponível nas versões ForTwo de dois lugares em modo Coupé ou Cabrio, e ForFour de quatro lugares, ambos partilham a localização do motor na secção traseira, podendo este ser a gasolina, desde 71 a 109 cavalos de potência, ou eléctrico com 60 kW de potência máxima, o equivalente a 81,6 cv de potência.

Mantendo-se fiel aos papel de veículo pioneiro, os Smart têm sido utilizados para o desenvolvimento de soluções inovadoras, como o serviço car2go em 2008, o primeiro sistema de partilha de veículos do mundo, bem como são a única marca a disponibilizar motorizações eléctricas em todas as versões. A Smart será também a primeira marca automóvel a trocar todos os motores de combustão por propulsores eléctricos.