Secções

Notícias

Ensaios

Desporto

Lewis Hamilton conquista o 5º título mundial no GP do México

Bastou terminar na quarta posição durante o Grande Prémio do México para o piloto britânico da Mercedes-AMG Petronas conquistar o seu quinto título de Campeão do Mundo de Fórmula 1. Sebastian Vettel ainda terminou na segunda posição, mas foi insuficiente para impedir a conquista do título do seu rival.

Lewis Hamilton conseguiu conquistar o quinto título de Campeão do Mundo de Fórmula 1, juntando-se ao restrito clube dos PentaCampeões, que até então contavam apenas com dois nomes históricos, Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher. Depois de ter visto a conquista do título arredada na semana passada, com a vitória de Kimi Raikkonen no Grande Prémio dos EUA, em Austin, Lewis Hamilton festejou a conquista do título sem sequer ter subido ao pódio, visto ter terminado a corrida em quarto, o suficiente para assegurar o quinto título da sua carreira na F1.

Porém, o vencedor do GP do México foi o jovem Max Verstappen, que dominou a prova logo desde a partida, tendo sido perseguido pelo companheiro de equipa Daniel Ricciardo, que mais uma vez teve que abandonar a prova devido a um problema mecânico. Este abandono permitiu a Sebastian Vettel subir para a segunda posição, ainda assim insuficiente para impedir a conquista do título por parte de Hamilton. A terceira posição coube a Kimi Raikkonen, permitindo à Ferrari colocar os dois monolugares no pódio.

Com o título de pilotos já conquistado por Hamilton, com 358 pontos, o segundo lugar está já assegurado por Sebastian Vettel com 294 pontos. A terceira posição, no entanto, continua em aberto, tendo em conta a reduzida diferença de pontos entre os seguintes três classificados na tabela, com Kimi Raikkonen com 236 pontos, Valtteri Bottas com 227 pontos e Max Verstappen com 216 pontos. Já em termos de construtores, o título ainda está em aberto, com a Mercedes-AMG a dominar com 585 pontos, seguida pela Ferrari com 530, e a Red Bull Racing com 362 pontos.

Gustavo Dias