Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Futura geração do Porsche Macan será exclusivamente eléctrica

Embora tenha acabado de receber um importante restyling, a Porsche anunciou que a futura geração do SUV Macan será exclusivamente eléctrico. Esta decisão foi tomada pelo Conselho de Supervisão da Porsche AG, que anunciou que o SUV compacto da marca, que será lançado no início da próxima década, será a segunda família de produtos a ser puramente eléctrica, depois do Taycan, que será lançado no mercado no final de 2019, e do Taycan Cross Turismo, que se seguirá.

A próxima geração do Macan continuará a ser produzido na fábrica de Leipzig, onde é actualmente produzido desde 2014, altura em que se esperava uma produção anual de 40 mil unidades, valor esse que subiu significativamente para as actuais 90 mil unidades anuais, onde é produzido em conjunto com modelos como o Porsche Cayenne e Panamera. O futuro Porsche Macan utilizará soluções tecnológicas partilhadas com o Taycan, como o sistema eléctrico de 800 volts, e a arquitectura Porsche PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em conjunto com a Audi AG.

Para Oliver Blume, Presidente do Conselho de Administração da Porsche AG: “A mobilidade eléctrica e a Porsche seguem perfeitamente juntas; não apenas porque partilham uma abordagem altamente eficiente, mas especialmente pelo seu carácter desportivo“, e que “Até 2022 vamos investir mais de seis mil milhões de euros em mobilidade eléctrica e, em 2025, 50% dos novos veículos Porsche poderão ter um sistema de propulsão eléctrica. Contudo, ao longo dos próximos 10 anos vamos estar focados em diversos sistemas de propulsão que incluem motores a gasolina ainda mais optimizados, modelos híbridos plug-in e automóveis desportivos puramente eléctricos. O nosso objectivo é ter um papel pioneiro em tecnologia e, por esta razão, vamos continuar a alinhar consistentemente a empresa com a mobilidade do futuro“.