Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Conheça os vencedores dos prémios Motor Internacional do ano 2019

Decorreu pela 21ª edição os mais conceituados prémios de International Engine and Powertrain of the Year (IEPOTY), que sofreram na presente edição uma reorganização das suas categorias, abandonando o anterior formato com intervalos de cilindrada, passando as categorias a ser diferenciadas pela potência anunciada das motorizações.

Como tal, na edição de 2019, passaram a existir as categorias sub 150cv, 150 a 250cv, 250 a 350cv, 350 a 450cv, 450 a 550cv, 550 a 650cv e acima de 650 cavalos, isto sem esquecer as já conhecidas categorias de melhor Motor Novo, melhor Motor Híbrido, melhor Motor Híbrido, melhor Motor de Desempenho e Motor do Ano. Conheça agora os vencedores de cada categoria, atribuídos segundo a pontuação dada por um júri composto por 70 profissionais, oriundos de 31 países.

Sub 150 cavalos – Ford 999cc EcoBoost (145 pontos)

O eficiente bloco de três cilindros da Ford volta a receber um galardão da IEPOTY, o 11º desde o seu lançamento em 2012. Este motor, disponível até 140 cavalos de potência, correspondeu a mais de 25% de todas as viaturas Ford vendidas em 2018, desde o pequeno Ford Fiesta até ao furgão Transit Connect.

150 a 250 cavalos – Audi 2.0 TFSI (161 pontos)

O motor de quatro cilindros turbo do grupo Volkswagen, uma presença constante desde 2005, conquistou o prémio de melhor motor na categoria entre 150 a 250 cavalos de potência. Recordamos que este motor de dois litros é utilizado tanto por inúmeros modelos da Audi, Seat, Volkswagen e Skoda.

250 – 350 cavalos – Porsche 2.5 Turbo (144 pontos)

O novo motor de 2.5 litros com quatro cilindros turbo que equipa os novos Porsche 718 Boxster S e 718 Cayman S, de 350 cavalos, venceu a categoria entre os 250 e 350 cavalos de potência. Embora controverso, por utilizar apenas quatro cilindros, este motor acabou por convencer os jurados nesta categoria.

350 a 450 cavalos – Jaguar Land Rover Eléctrico (191 pontos)

Com uma diferença de apenas um ponto, face ao motor 3.0 de seis cilindros que equipa o novo Porsche 911, o vencedor da categoria entre 350 a 450 cavalos foi a nova motorização eléctrica utilizada no Jaguar I-Pace, o primeiro modelo 100% eléctrico do Grupo Jaguar Land Rover.

450 a 550 cavalos – Mercedes-AMG 4.0 V8 (244 pontos)

Embora tenha sido lançado originalmente em 2015, estranhamente só agora é que o popular motor M178 conquistou um galardão da IEPOTY. Criado originalmente para o coupé desportivo AMG GT, este motor é actualmente aplicado a praticamente todos os modelos Mercedes-AMG (nas vertentes AMG 63) e nos novos Aston Martin Vantage e DB11.

550 a 650 cavalos – Ferrari 3.9 V8 Biturbo (308 pontos)

O poderoso motor V8 de 3.9 litros biturbo utilizado nos modelos de entrada de gama da Ferrari, como o Portofino e GTC4 Lusso T, recebeu o galardão de melhor motor dentro da categoria de 550 a 650 cavalos, por uma diferença significativa face ao 3.8 turbo de seis cilindros da Porsche, usada nos modelos 911 Turbo, Turbo S e GT2 RS.

Acima de 650 cavalos – Ferrari 3.9 V9 Biturbo (429)

Com quase o dobre da pontuação do segundo classificado, curiosamente também da Ferrari (6.5 V12 do Ferrari 812 Superfast), foi a variante do 3.9 V8 biturbo utilizada no Ferrari 488 GTB, 488 Spider e 488 Pista que venceu esta categoria.

Melhor Motor Novo – Jaguar Land Rover Eléctrico (281 pontos)

Na categoria de melhor motor novo, o vencedor foi o já galardoado (na categoria de 350 a 450 cavalos) motor eléctrico utilizado no Jaguar I-Pace, o primeiro veículo totalmente eléctrico do Grupo Jaguar Land Rover.

Melhor Motor Híbrido – BMW i8 1.5 (233 pontos)

A solução utilizada pelo futurístico BMW i8, vencedor da categoria máxima em 2015, voltou a sagrar-se vencedor, este ano na categoria de melhor motor híbrido, graças à recente renovação do BMW i8, que viu o sistema eléctrico receber melhorias significativas, tornando-se assim ainda mais económico e eficiente.

Melhor Desempenho – Ferrari 3.9 V9 Biturbo (370 pontos)

O vencedor destacado da categoria de motor com melhor desempenho voltou a ser o do 3.9 V8 Biturbo do Ferrari 488 GTB, 488 Spider e 488 Pista, ficando à frente, novamente, do motor 6.5 V12 do Ferrari 812 Superfast, e do motor 4.0 de seis cilindros atmosférico que equipa os Porsche 911 GT3 e 911 R.

Melhor Motor Eléctrico – Jaguar Land Rover Eléctrico (367 pontos)

Surpreendentemente foi a solução totalmente eléctrica a vencer a categoria de melhor motor eléctrico, num ano em que todos esperavam que o vencedor fosse a solução utilizada pelo tão aguardado Tesla Model 3, que ficou em segundo lugar na categoria por meros 4 pontos de diferença.

Motor do Ano – Ferrari 3.9 V8 Biturbo

2018 pode não ter sido o ano ideal em termos desportivos para o fabricante de Maranello, porém a nível de veículos de passageiros, a maioria é unânime em considerar o poderoso V8 biturbo do Ferrari 488 GTB, 488 Spider e 488 Pista como o melhor motor do ano. Ficou à frente de dois rivais de peso, o motor eléctrico do Jaguar I-Pace (328 pontos) e 4.0 V8 Biturbo da Mercedes-AMG (280 pontos).

Gustavo Dias