Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Audi revela novo S8 com 571 cavalos

Dois anos após o lançamento da actual geração A8, a Audi prepara-se para apresentar a versão mais desportiva da sua berlina de topo, o Audi S8. Este modelo, que em alguns mercados estará limitado à versão mais longa (EUA e China), utilizará um motor 4.0 V8 Twin-Turbo a gasolina, que em conjunto com um sistema Mild Hybrid de 48 volts, irá garantir uma potência máxima de 571 cavalos de potência e 800 Nm de binário máximo.

Face ao A8 tradicional, o novo S8 utiliza uma suspensão activa predictiva de série, que permite subir ou descer a carroçaria, de forma independente, tendo em conta a situação. Assim sendo, não é de estranhar que a suspensão consiga minimizar o impacto do embate com um buraco na estrada captado pelas câmaras dianteiras, bem como minimizar a oscilação da carroçaria em 2.5 graus se usar o modo dinâmico de condução, ou 5 graus se usar no modo conforto.

Conta ainda com um sistema de quatro rodas direccionáveis, tal como o obrigatório sistema de tracção às quatro rodas Quattro, que utiliza um diferencial desportivo, para melhora o comportamento dinâmico deste S8. Poderá encomendar com o opcional sistema de travagem carbocerâmico, com discos de 420 mm à frente e 370 mm atrás, tendo ambos a particularidade de reduzir o peso total em 9,6 Kg, face ao sistema de origem.

Por fora as alterações visuais são mínimas, destacando-se as impressionantes jantes de liga leve de 21 polegadas, a entradas de ar frontais mais pronunciadas, e as quatro ponteiras de escape. Já no interior, as mudanças são essencialmente à base de acabamentos, como o novo Carbon Vector com a sua textura de efeito tridimensional, bancos desportivos com acabamento luxuoso e os já conhecidos três ecrãs, um para o painel de instrumentos, para o sistema de infoentretenimento e outro para o sistema de climatização e ajuste de modo de condução. Ainda não foram divulgados preços nem data de lançamento.

Gustavo Dias