Secções

Notícias

Ensaios

Aviões

Qatar Airways estreia voos diários entre Lisboa e Doha com Boeing 787 Dreamliner

O passado dia 24 de Junho ficou marcado pela chegada do primeiro voo de passageiros da Qatar Airways ao aeroporto de Lisboa, local que os responsáveis considera fundamental para a sua estratégia de expansão da companhia no mercado europeu. No voo inaugural seguiam o Embaixador de Portugal no Qatar, Ricardo Pracana e o Director Comercial da Qatar Airways, Simon Talling-Smith, tendo o voo QR343 sido recebido pela tradicional saudação de canhão de água após a aterragem.

Já em terra, foram recebidos pelas autoridades locais, designadamente pelo Embaixador do Qatar em Portugal, Saad Ali Al-Muhannadi e pelo CEO do Aeroporto de Lisboa, Thierry Ligonnière. Os novos voos directos de e para Lisboa serão operados por um Boeing 787 Dreamlines, com 22 lugares na Classe Executiva e 232 na Classe Económica, com todos os lugares a tirarem partido do recém-premiado sistema de entretenimento Oryx One, com mais de 4000 opções de conteúdos multimédia.

Em declarações públicas no Qatar o CEO do Grupo, Akbar Al Baker, afirmou: “Estamos muito satisfeitos em iniciar a rota para Lisboa, a mais recente operação na nossa rede europeia em rápida expansão. Lisboa é uma das capitais mais antigas da Europa Ocidental, conhecida pela sua longa história e cultura, que integra, entre outros, um valioso património artístico e gastronómico. A nova rota confirma o nosso compromisso com o mercado português e oferece aos passageiros que viajarem a partir de Lisboa a oportunidade de se ligarem à extensa rede global da Qatar Airways, em mais de 160 destinos em todo o mundo.

Lisboa torna-se assim no quarto novo destino a ser introduzido pela companhia este verão, após o lançamento dos voos para Izmir, na Turquia, e Rabat, em Marrocos, no mês de Maio e Malta e Davao, nas Filipinas, em Junho. Até ao final do ano a Qatar Airways vai ainda lançar novas rotas para Mogadíscio, na Somália, a 1 de Julho e Langkawi, na Malásia, a 15 de Outubro. A partir de Lisboa, será possível usufruir da rede global da companhia, com inúmeros destinos África, Ásia e Austrália, como Maputo, Hong Kong, Bali, Maldivas, Banguecoque, Sidney e muitos mais.

Lisboa também se juntou à rede de frete aéreo da Qatar Airways, com o braço de carga da transportadora oferecendo uma capacidade total de 70 toneladas de e para Portugal todas as semanas, e uma ligação directa com destinos na Europa, Médio Oriente e América, via Doha. Além disso, a Qatar Airways Cargo tem uma presença significativa na vizinha Espanha, com 47 cargas de porão para Barcelona e Madrid, incluindo voos sazonais para Málaga semanalmente. A transportadora também opera semanalmente 10 cargueiros Boeing 777 e Airbus A330 para Zaragoza, assegurando aos clientes mais de 950 toneladas de capacidade de carga.