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Mercedes-AMG revela novo A 45 e CLA 45 com dois níveis de potência

À semelhança do que tem acontecido com outros modelos da família Mercedes-AMG, também os novos Classe A 45 e CLA 45 passam a dispor de uma versão base e uma versão S, de Superior. Embora mantenham as mesmas características do já conhecido bloco de quatro cilindros das anteriores gerações, o novo motor 2.0 é totalmente novo, e estará disponível com 387 cavalos de potência na versão base, e 421 cavalos na versão S, tornando-o assim no motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo, produzido em série.

Para garantir o máximo desempenho deste motor, este estará associado a uma caixa AMG Speedshift DCT 8G de dupla embraiagem com oito velocidades, e um eficaz sistema de tracção integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ com AMG Torque Control. Este sistema, que incluí um novo diferencial do eixo traseiro com duas embraiagens multidisco, permite não só distribuir variavelmente a tracção entre o eixo traseiro e dianteiro, como distribuir a força de tracção separadamente a ambas as rodas traseiras.

A suspensão foi igualmente optimizada para garantir máxima tracção em todas as condições de piso, tendo sido utilizados materiais mais leves para reduzir as massas não amortecidas, e um novo sistema de fixação das pinças de travão no eixo dianteiro, aparafusadas radialmente para garantir maior estabilidade, à semelhança do que é aplicado no desporto automóvel. O sistema opcional de amortecimento adaptativo AMG Ride Control permite escolher entre três modos de controlo de suspensão, tornando o veículo mais confortável ou mais ágil, de acordo com a situação.

O sistema de travagem foi igualmente reforçado, passando a utilizar, no modelo base, de discos de travão de 350 x 34 mm para o eixo dianteiro, juntamente com pinças de travão monobloco de quatro êmbolos, e discos de 330 x 22 mm para o eixo dianteiro, com pinças de travão de um êmbolo. Ambos os discos são ventilados e perfurados para melhor dissipação de calor. Já o modelo S vê os discos dianteiros com maiores dimensões (360 x 36 mm), o que obrigou à utilização de pinças de travão no eixo dianteiro com seis êmbolos.

Visualmente, tanto o A 45 como o CLA 45 recorrem ao capot com cúpulas, nova grelha com doze lamelas verticais (como acontece no AMG GT), e novos pára-choques específicos, com elementos visuais distintos entre o A e o CLA, mas ambos inspirados no visual de uma asa de aeronave. As asas laterais rebaixam visualmente ambos os modelos, e a traseira desvenda a duas ponteiras de escape duplas redondas, de 82 mm na versão base e 90 mm nas versões S, ambos envolvidos no eficaz difusor traseiro com duas duplas aplicações verticais aerodinâmicas.

No interior, o destaque recai no já conhecido sistema de infoentretenimento avançado MBUX, que recebe agora funções adicionais , bem como um novo grafismo, como forma de acomodar o novo velocímetro, agora graduado até aos 300 km/h de velocidade máxima e com um atraente conta-rotações redondo colocado bem ao centro, quando aplicado o novo estilo de indicação AMG Supersport. O resto do habitáculo recebe um reforço nos materiais usados, como a pele sintética Artico preta com microfibra Dinamica, com duplo pesponto em vermelho e cintos de segurança em vermelho.

Igualmente presentes estão os bancos desportivos, de contornos pronunciados, graças aos sólidos apoios laterais. Já as versões S recebem aplicações em amarelo em todo o interior, para enfatizar o carácter desportivo, como a marca amarela na posição das 12h no volante AMG Performance em pele e microfibra Dinamica, também ele com pesponto em amarelo. Não existe ainda uma previsão de preços nem de data de chegada ao mercado nacional.

Gustavo Dias