Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Toyota Land Cruiser atinge a marca das 10 milhões de unidades vendidas

A Toyota anunciou que as vendas globais acumuladas do histórico Land Cruiser, ao longo das suas várias gerações, ultrapassaram as 10 milhões de unidades. De acordo com a pesquisa da marca, as vendas acumuladas atingiram 10 milhões de unidades a 31 de Agosto de 2019. Este modelo tem a particularidade de ser o Toyota com maior longevidade em termos de vendas, acumulando mais de 68 anos de produção contínua desde o seu lançamento, a 1 de Agosto de 1951, como o Toyota “Jeep BJ”.

As exportações em larga escala começaram com a série 20, lançada em Novembro de 1955, quatro anos após o lançamento a primeira geração. Desde então, a Toyota desenvolveu de forma consistente versões que atendem às necessidades dos clientes, sem sacrificar a fiabilidade, durabilidade e superior desempenho fora de estrada, que sempre foram e continuam a ser os conceitos base de desenvolvimento do Land Cruiser. Devido à sua excelente fiabilidade e durabilidade, há regiões em que os Land Cruiser da série 40 continuam a ser usados hoje, cerca de 50 anos depois de saírem de fábrica.

No início, menos de 100 unidades foram exportadas por ano. Em 1965, 10 anos após o início das exportações em grande escala, esse número já havia ultrapassado as 10.000 unidades por ano. Actualmente, o Land Cruiser é vendido em aproximadamente 170 países, com vendas globais anuais de aproximadamente 400.000 unidades. Portugal mantém uma ligação muito significativa ao modelo, uma vez que a fábrica da Toyota Caetano Portugal em Ovar, inaugurada em 1971, produz actualmente o Land Cruiser série 70.

Reconhecido com um veículo de trabalho adaptado à condução fora de estrada, todas as unidades produzidas em Portugal têm como destino a África do Sul. Ainda hoje, passados mais de 30 anos de comercialização, o Land Cruiser série 70 continua a ser uma referência a nível mundial de qualidade, durabilidade e fiabilidade Toyota, razão pelo qual o Land Cruiser continue a ser usado para fornecer assistência humanitária em vários países Africanos, para transporte de pessoas e meios nas minas de zinco e cobre, bem como nas vastas quintas de gado na Austrália, e para colher cenouras em altitudes de 3.500 metros na Costa Rica.

Os 10 milhões de Land Cruiser vendidos nos últimos 68 anos foram usados numa enorme variedade de estradas e contribuíram para o aperfeiçoamento de inúmeros modelos Toyota. No futuro, para continuar a atender – e até exceder – as expectativas dos clientes, o Land Cruiser será desenvolvido sob a premissa de que terá que ser usado em todos os cantos do mundo; com esse fim em vista, a própria Toyota pretende estabelecer padrões ainda mais rigorosos e continuar a criar automóveis verdadeiramente únicos.