Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Coronavirus afecta produção automóvel

Depois do sucedido com o Salão Automóvel de Genebra, a indústria automóvel enfrenta agora a situação do novo Coronoavírus com outra preocupação, a dos seus funcionários nas suas fábricas, situação essa que levou a que praticamente todos tenham encerrado, temporariamente, as suas fábricas, para evitar a propagação do vírus por entre os seus funcionários, embora já tenham sido relatados casos de trabalhadores infectados.

Isto é tanto válido nas fábricas europeias como nos Estados Unidos, sendo Portugal igualmente afectado pela situação, com fábricas como a Autoeuropa, que está com a produção suspensa até 29 de Março, a fábrica da PSA em Mangualde encerrada até 27 de Março, tal como a fábrica da Toyota em Ovar, até 27 de Março, a fábrica Mitsubishi Fuso no Tramagal, até 5 de Abril, e a fábrica de componentes da Renault em Cacia. Esta última não tem data prevista para reiniciar actividade, ao contrário das restantes, muito embora as datas indicadas não passem disso, estando dependentes da evolução da situação que enfrentamos, e do risco de contágio entre trabalhadores.

Conheça agora a lista de fabricantes que têm a sua produção suspensa:

BMW – A BMW anunciou que iria encerrar todas as suas fábricas europeias (quatro no Reino Unido, oito na Alemanha e uma na Áustria), bem como a fábrica de Rosslyn, na África do Sul, e a fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos.

Daimler – O Grupo Daimler decidiu encerrar todas as fábricas europeias, afectando assim a produção de marcas como a Mercedes-Benz, Mercedes-AMG, Smart, bem como de veículos comerciais, mas as divisões profissionais (Mercedes-Benz Trucks, FUSO e Daimler Buses) continuarão a operar, para garantir o fornecimento de veículos, peças e assistência a todas indústrias e serviços de distribuição que continuam a trabalhar.

Ferrari – Sendo Itália um dos países mais afectados pela crise, não é de estranhar a Ferrari ter encerrado as suas duas fábricas, em Maranello e Modena.

Ford – A Ford encerrou todas as suas fábricas de veículos e motores na Europa, incluindo as fábricas de Colónia e Saarlouis na Alemanha, Valência em Espanha e Craiova na Roménia. Já nos Estados Unidos, deverão ser encerradas todas as fábricas, incluindo Canadá e México.

General Motors – Embora já não tenha ligação com a Europa, a General Motors continua a ser um dos maiores fabricantes automóveis do mundo, tendo decidido encerrar todas as suas 11 fábricas nos EUA.

Grupo FCA – O Grupo FCA decidiu encerrar todas as suas fábricas na Europa, inclusive a fábrica da Maserati, em Modena. Ao todo, estão encerradas as fábricas de Cassino, Grugliasco, Melfi, G. Vico e Mirafiori Carrozzerie em Itália, bem como a fábrica de Kragujevac, na Sérvia, e a fábrica de Tychy, na Polónia. Já nos EUA, foram encerradas todas as suas seis fábricas.

Grupo PSA – O Grupo PSA, que detém marcas como a Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, decidiu encerrar todas as suas fábricas europeias, um total de 15. Ao todo fecham as fábricas de Mulhouse, Poissy, Rennes, Sochaux e Hordain em França, Madrid, Saragoça e Vigo em Espanha, Ellesmere Port e Luton no Reino Unido, Eisenach e Rüsselsheim na Alemanha, Gliwice na Polónia, Trnava na Eslováquia e a já referida fábrica de Mangualde, em Portugal.

Grupo Volkswagen – O Grupo Volkswagen, o maior grupo automóvel do mundo, é dos mais afectados, já que reune inúmeras fábricas de todas as marcas no seu portefólio, como a Audi, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Porsche, Seat, Skoda e a própria Volkswagen. Com um total de 124 fábricas, só na Europa existem 72, das quais 28 na Alemanha. Começando pela Audi, foram encerradas as suas fábricas na Bélgica, Alemanha, Hungria, Eslováquia e México. A fábrica da Bugatti, em Molsheim, França, também encerrou. A histórica Ducati também fechou a sua fábrica italiana, estando esta localizada na região mais afectada da europa, à semelhança do que aconteceu com a fábrica da Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese. A Porsche encerrou todas as suas instalações na Alemanha, tal como a Seat em Espanha, e a Skoda na República Chega. Por fim, a Volkswagen encerrou apenas parte das suas fábricas, como as de Wolfsburg, Emden, Dresden, Osnabrück, Zwickau, Braunschweig, Chemnitz e Hannover na Alemanha, três fábricas na Polónia, uma fábrica na Eslováquia, uma em Pamplona, Espanha, e a Autoeuropa, em Palmela. A fábrica de Chattanooga, nos Estados Unidos, também encerrou.

Honda – A Honda encerrou a sua única fábrica europeia, em Swindon, no Reino Unido, mas encerrou igualmente todas as suas fábricas nos Estados Unidos, incluindo duas fábricas no Canadá e uma no México.

Hyundai – A fábrica da Hyundai em Nosovice, na República Checa, está encerrada, bem como a sua fábrica no Alamaba, Estados Unidos.

Jaguar Land Rover – A Jaguar Land Rover anunciou o encerramento de todas as suas fábricas europeias (cinco no Reino Unido e uma na Eslováquia).

Kia – A Kia encerrou a sua única fábrica na Europa, Žilina, na Eslováquia, mas as fábricas nos Estados Unidos têm funcionado de forma intermitente, devido a falhas no fornecimento de matérias-primas e componentes.

Nissan – A Nissan encerrou a fábrica de Sunderland, no Reino Unido, e as duas fábricas em Barcelona, Espanha.

Renault – A Renault encerrou todas as suas fábricas em França, num total de 12 fábricas, incluindo duas fábricas em Espanha, Palência e Valladolid.

Tesla – Após alguma insistência, a Gigafactory da Tesla em Fremont, na Califórnia, encerrou a produção.

Toyota – A Toyota encerrou todas as suas fábricas europeias, a já referida fábrica de Ovar, duas no Reino Unido, duas na Polónia, uma em França, uma na Turquia, e uma na República Checa, que funciona em conjunto com o Grupo PSA, para a produção do Toyota AYGO.

Volvo – Na Europa, a Volvo encerrou todas as suas fábricas, três na Suécia e uma na Bélgica, tendo encerrado igualmente a fábrica na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

2 comentários

  • A fábrica da Fuso (Tramagal) também merece referência. É importante para a marca (na Europa), para o nosso país e para a região.

    • Obrigado pela informação. Infelizmente não recebemos qualquer comunicação sobre o encerramento da fábrica, mas já confirmámos a informação e vamos adicionar à notícia. Obrigado.

Os comentários estão fechado.