Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Produção automóvel nacional regressa progressivamente à actividade

Depois de terem temporariamente encerrado, devido ao surto de pandemia do novo Coronavírus, as principais fábricas de automóveis em Portugal vão retomar progressivamente a produção. A primeira foi a Renault Cacia, que durante o período em que esteve com a produção parada, utilizou as suas impressoras 3D para a produção de material para os hospitais da região.

Para o retomar da actividade, foram garantidas a implementação de regras muito estritas, como auditoria prévia à fábrica, realizada pelos serviços de saúde e de segurança, para garantir que estavam reunidas todas as condições de segurança, criação de sessões de acolhimento e informação para todo o pessoal, adaptação dos transportes e dos locais (incluindo zonas de trabalho) às regras de distanciamento entre pessoas, uso obrigatório de máscaras para todos os trabalhadores e limpeza e desinfecção permanente de todos os locais.

Até ao momento, cerca de um quarto dos efectivos da fábrica já se encontram em laboração. Igualmente pronto para retomar a produção está a fábrica de Mangualde, do Grupo PSA, uma vez que foi implementado o protocolo de medidas sanitárias reforçadas, segundo as directrizes criadas pelo Grupo PSA. Este protocolo envolve mais de 100 medidas que abrangem todas as actividades do Grupo, quer a nível industrial, administrativo e de investigação e desenvolvimento.

Estas medidas envolvem controlo de temperatura em complemento da automonitorização de sintomas, aprovisionamento de equipamentos de protecção individual e kits de protecção e higiene sanitária para colaboradores, motoristas e visitantes essenciais. Foram ainda criados planos de contingência, redefinição de fluxos internos, marcações no solo para manutenção de distâncias de segurança, reforço dos perímetros de higiene, formação e conselhos essenciais sobre higiene e saúde, constituição de sala de isolamento, formação de pilotos para acompanhamento do protocolo de segurança e de saúde em cada área de produção e gestão.

Já a Autoeuropa, esta deverá retomar a produção a partir do dia 27 de Abril, bem como todas as 18 empresas fornecedoras instaladas no parque industrial da fábrica da Volkswagen, em Palmela. Inicialmente apenas dois terços dos mais de 10 mil funcionários serão autorizados a regressar, para garantir total segurança entre todos os trabalhadores. Serão implementados controlos de entradas com medição de temperatura, utilização obrigatória de máscaras e de outros equipamentos de protecção individual, como viseiras ou óculos.