Moda do revivalismo nas marcas automóveis pode trazer de volta mais um modelo icónico: vem aí um novo Citroën 2CV?
Depois do Renault 5 E-Tech, pode estar na calha mais um regresso de um automóvel emblemático: segundo o Autocar, a Citroën estará a pensar “ressuscitar” o 2CV. Embora a marca ainda não tenha feito qualquer anúncio oficial, este site garante que já há esboços com o design deste novo automóvel, que será 100% eléctrico.
Esta não é a primeira vez que se fala num regresso do Citroën 2CV. No passado, a marca negou rumores sobre uma nova versão deste modelo produzido entre 1948 e 1990. Contudo, se este rumor tiver um fundo de verdade, pode dar-se o caso de a marca lançar o novo 2CV em 2028, quando se comemorarem os oitenta anos do seu lançamento.
Para a decisão favorável da Citroën, pode contribuir o sucesso de vendas que tem sido o Renault 5 E-Tech; neste caso, a marca do duplo chevron também tem um modelo icónico, que faz parte da cultura pop (em Portugal, ficou conhecida a sua participação na série da RTP Duarte & Companhia – imagem em baixo), e que poderia ser também muito bem recebido pelo público.
No Salão Automóvel de Bruxelas de 2025, que aconteceu este mês, o director de design da Citroën, Pierre Leclercq, começou por afastar esta possibilidade, mas acabou por assumir, ao Autocar que pode ser viável: «O que se destaca na nossa marca não é necessariamente a ideia de repetir a forma dos modelos do passado que foram bem-sucedidos, mas também não estamos a fechar essa porta».