Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Fiat 500L Living: Todos a bordo!

Férias que se prezem são com a família. Toda. O pai, a mãe, o filho, o avô, a avó, uma prima e mais alguém que entretanto apareça. E como fazer para conseguir partir de férias com toda a sua família? Fácil, basta comprar um Fiat 500… um 500L, para ser mais preciso. E, nesta gama, opte por um 500L Living, uma das declinações deste modelo italiano, que no caso presente acrescenta dois lugares à normal lotação de um ligeiro de passageiros.

Por fora, apenas os pequenos logos nos pilares B revelam que se trata de uma variante diferente, isto se excluirmos, é óbvio, os 20 cm mais de comprimento face a um 500L “normal”. Completamente dedicado ao transporte de pessoas, conceito que a Fiat resolveu baptizar como Magic Wagon, este 500L Living oferece, além dos dois lugares a mais, uma capacidade de bagageira de 638 litros, para que possa levar consigo toda a bagagem necessária. Mas esperem lá, se este 500L Living só tem mais 20 cm de comprimento, onde é que arranjaram espaço para mais dois lugares e mais cerca de 150 litros de capacidade da bagageira?

Lá está, não arranjaram; aqui entra a capacidade de o leitor escolher entre levar bagagem e levar sete pessoas a bordo. Eu disse sete pessoas? Perdão, queria dizer cinco pessoas e duas crianças, porque, apesar de o acesso à terceira fila de bancos ser muito bom, fruto do rebatimento fácil da segunda fila de bancos (feito com um só botão; um must), o espaço para as pernas é muito diminuto, o que reduz bastante o conforto. Caso possa dispensar estes dois familiares extra (se tiver de levar a sogra eis a desculpa perfeita para a deixar em terra), tem à sua disposição nada mais, nada menos, do que 638 litros de capacidade, que podem ir aumentando à medida que vai deixando familiares no passeio à porta de casa, até ao máximo de 1704 litros, atingidos quando parte de férias apenas na companhia da sua cara-metade (não, esta não convém deixar em terra).

_MG_0753 (Medium)

Além de rebaterem, e para aumentar o conforto, os bancos da segunda fila deslizam e declinam, permitindo mais ou menos espaço para os seus ocupantes, conforme as necessidades, assim como os dois lugares laterais podem fazer uso das duas pequenas mesas que se escondem nas costas dos bancos dianteiros. Já que falamos em conforto, não podemos deixar de mencionar o sistema de vídeo montado no tejadilho, que garante viagens tranquilas a pais e filhos, uma vez que inclui headphones por Bluetooth e apenas um comando, que pode bem ficar na sua posse. Outra boa notícia é que este sistema funciona com o sistema operativo Android e apenas possui entradas USB e SD, o que faz com que poupe imenso espaço em caixas de DVD. E agora que temos as crianças todas entretidas, podemos utilizar para benefício próprio o sistema Uconnect que equipa este 500L e conta com os préstimos de um ecrã táctil de cinco polegadas com leitor de mp3 e de CD; entradas aux e jack de 3,5 mm; streaming por Bluetooth, a mesma tecnologia do sistema mãos-livres, e navegação, tudo cortesia da TomTom.

_MG_0785 (Medium)

Se o espaço e o conforto estão garantidos à partida neste que, para mim, é o monovolume com mais estilo que tive oportunidade de conduzir, o que dizer da segurança? Também aqui a Fiat se esmerou e dotou este Living de um leque alargado de sistemas de segurança, de onde merecem destaque a suspensão reforçada e os seis airbags, o ESP, as fixações ISOFIX, os sensores de luminosidade e de chuva e os sensores traseiros de estacionamento, complementados por uma câmara instalada no portão da bagageira, que compensa a perda de visibilidade que acontece quando os dois lugares traseiros estão ocupados (e que também dá um jeitaço quando eles estão vazios…).

Debaixo do capot, e incumbido da tarefa de animar os quase 1500 kg deste monovolume italiano, está o 1.6 Multijet de 105 cv, o mesmo que anima a versão Trekking já testada na MotorMais. Este quatro cilindros Diesel não deslumbra nas suas prestações, mas garanto-lhe que, se optar por deixar a sogra em terra, ela nunca o vai conseguir apanhar… E para tal pode contar com a ajuda dos 320 Nm de binário máximo, disponíveis logo às 1750 rpm, e com a boa caixa manual de seis velocidades, que lhos permite passar com facilidade e rapidez para o eixo dianteiro, onde pontuam uns pneus Continental EcoContact a revestir as jantes brancas de 17 polegadas, também elas opcionais (€400).

Se a sua esposa estiver triste por deixar a mãe em terra, pode sempre animá-la dizendo que este Fiat 500L Living está munido de sistema Start/Stop, o que o torna muito mais ecológico e económico, ao anunciar uns amigáveis 4,5 l/100 km em ciclo combinado, a que corresponderão 117 g/km de emissões de CO2. Nunca lhe diga que, na verdade, nunca ficou abaixo dos “cinco e muitos”, se calhar porque testou ao limite os 181 km/h de velocidade máxima anunciados e tentou bater os 12 segundos necessários para acelerar dos 0 aos 100 km/h. Diga-lhe antes que o que poupa por causa da vertente ecológica deste 500L pode ser utilizado em chamadas para matar as saudades da mãe.

_MG_0770 (Medium)

Quando desprovido de ocupantes, o 500L Living torna-se demasiadamente grande para uma só pessoa, parecendo mais que estamos dentro de uma Dobló do que de um 500, tal é o espaço extra de que dispomos. Apesar do tamanho, e de a estrada aberta ser o seu habitat natural, a condução em cidade faz-se sem problemas de maior, e mesmo o estacionamento em lugares mais apertados se processa com facilidade, usando os sistemas de ajuda com que a Fiat dotou este monovolume compacto.

Quer isto dizer que uma proposta deste género só faz sentido com uma família grande, ou então para um profissional que queira fazer um dois-em-um e usar este 500L como automóvel familiar ao fim-de-semana e de trabalho durante a semana. Os €26 000 pedidos de base por este modelo justificam-se pela versatilidade dos sete lugares e do rebatimento assimétrico dos bancos, bem como pela boa dotação tecnológica e de equipamento, além de que é mais cool ter um 500L como viatura de serviço do que, por exemplo, uma Dobló.

 

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
Tipo4 cilindros DieselVelocidade Máxima181 km/h
Capacidade1598 ccAceleração (0-100 km/h)12 s
Potência105 cvConsumos (litros/100 km)
Binário320 NmUrbano (anunciado)5,4
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)3,9
TracçãoDianteiraCombinado (anunciado)4,5
CaixaMnual de 6 + m.a.Emissões CO2117 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4352 / 1784 / 1667 mmValor base€26 050
Peso1425 kgValor viatura testada€27 350
Bagageira560-1584 litrosI.U.C.€141,47

[/toggle] [/toggles]

 

[fancygallery id=”2″ album=”109″]