Secções

Notícias

Ensaios

Aviões

Bug de software poderá desligar Boeing 787 Dreamliner em pleno voo

A FAA (Federal Aviation Administration) emitiu um comunicado indicando a existência de um problema no novo Boeing 787 Dreamliner, relacionado com o software que faz toda a gestão dos reactores, que poderá desligar os mesmos em pleno voo.

A falha, detectada durante testes de laboratório, revelou que todo o sistema eléctrico entra em modo de segurança de 248 e 248 dias, ou seja, aproximadamente oito meses. Esta situação, caso aconteça durante os momentos de descolagem ou aterragem, poderão originar um resultado catastrófico.

Para já, a solução temporária apresentada pela Boeing resume-se ao simples “reboot”, como nos computadores, de forma a “enganar” o sistema para que o mesmo reinicie a contagem dos 248 dias. Contudo, a Boeing afirma que está a trabalhar arduamente para resolver este bug de forma definitiva.

Recordamos que o lançamento do modelo mais recente e avançado da Boeing não tem corrido da melhor forma, tendo existido um incêndio num módulo das baterias de iões de lítio em 2013, e na descoberta de um chip vulnerável que permitiria o acesso remoto aos sistemas de navegação da aeronave por hackers.

1 comentário

Os comentários estão fechado.