Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Dacia recebe caixa de velocidades pilotada Easy-R

No início de 2016, a Dacia irá disponibilizar uma nova caixa de velocidades pilotada, designada por “Easy-E”, que estará associada à motorização TCe 90 a gasolina, permitindo, segundo a marca, conciliar consumos reduzidos a um maior conforto de utilização, disponível por um preço acessível em coerência com os valores da marca Dacia.

Disponível com os modelos Logan MCV, Sandero e Sandero Stepway no primeiro trimestre de 2016 equipados com a motorização TCe 90 Stop & Start, esta combinação permitirá realizar consumos em ciclo misto de 4,9L/100km e emissões de CO2 de 109g/km, valores idênticos às de uma caixa de velocidades manual.

A introdução da caixa Easy-R responde às expectativas dos clientes que procuram uma condução mais suave e mais adaptada ao meio urbano. A caixa Easy-R proporciona um elevado conforto de condução graças à comodidade associada à ausência de pedal de embraiagem. Os accionadores electromecânicos (comandados por um calculador) substituem-se ao condutor nos actos de desembraiar, mudar de relação e embraiar.

Disponível com dois modos de condução (Drive ou Manual), esta caixa permite, em modo Drive, que o calculador comande as passagens de caixa em função das informações sobre o regime do motor, a velocidade e o tipo de condução. Em modo Manual, é o condutor que efectua as passagens de caixa. Para garantir a fiabilidade desta solução, a Dacia optou pela utilização de soluções electromecânicas em vez de hidráulicas, tendo a caixa Easy-R sido sujeita a 130 000 horas de testes em banco de ensaios. Para além disso 100% das caixas Easy-R são certificadas, através de um controlo de qualidade específico, depois da sua montagem na fábrica.

Dacia Easy-R