Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mazda renova Mazda 6, que será lançado no Outono na Europa

Depois do Mazda 3, coube ao Mazda 6 receber um conjunto de actualizações, como forma de o manter atraente num segmento de mercado bastante concorrido. Integrando novos refinamentos premium e continuando a redefinir a noção de que não é necessário comprometer o prazer de condução para obter mais conteúdos práticos e de requinte, a geração 2017 do Mazda 6 chega ao Mercado europeu no próximo Outono, nas variantes sedan e wagon.

Tal como no Mazda 3, também o novo Mazda 6 utilizará o sistema G-Vectoring Control (GVC), um conjunto de soluções tecnologicas do pacote SKYACTIV-VEHICLE DYNAMICS, que permitem fornecer um controlo integrado do motor, transmissão e chassis, aprofundando o conceito Jinba Ittai (“cavalo e cavaleiro como um todo”) de ligação entre o automóvel e o seu condutor. O GVC é igualmente a primeira solução que permite ajustar o binário do motor em função dos inputs vindos da direcção.

Apesar de apresentado com um total de 5 motorizações, entre as quais três propostas SKYACTIV-G a gasolina, de 145 e 165 cv no bloco SKYACTIV-G 2.0 e de 192 cv no motor SKYACTIV-G 2.5, só deverão estar disponíveis no mercado nacional as duas variantes diesel de 150 e 175 cv, inerentes ao motor SKYACTIV-D 2.2, ao qual estará associada uma caixas de seis velocidades automática ou manual.

As motorizações diesel SKYACTIV-D 2.2 integram três novos sistemas que permitem melhorar o desempenho e reduzir o ruído produzido pelo motor. Através do High-Precision DE Boost Control, torna-se possível aumentar o controle de pressão do boost para permitir uma melhor resposta às solicitações do acelerador. Já o Natural Sound Smoother utilizará um amortecedor para limitar a tradicional batida dos blocos diesel, existindo ainda o Natural Sound Frequency Control, uma solução de cancelamento de ruído, que tenta assim suprimir três bandas de frequência críticas, em que os componentes do motor normalmente vibram de uma forma mais audível.

Além destas soluções para minimizar o impacto da sonoridade do motor, a geração 2017 do Mazda 6 recebeu melhorias significativas em matéria de isolamento a bordo, através da adopção de selagens de portas melhoradas, tolerâncias mais apertadas entre os painéis de carroçaria e materiais de isolamento acústico que foram adicionados ao fundo do modelo, na consola traseira, tejadilho e portas, para além dos vidros dianteiros laminados para supressão do ruído do vento.

Entrando a bordo, as evoluções no design implementadas nesta nova geração aumentam o carácter exclusivo do Mazda 6, sendo na sua maioria direccionadas ao condutor, num ambiente que inclui um volante de novo design, um novo sistema Active Driving Display (denominação do heads-up display da Mazda) de maior resolução, com um grafismo totalmente a cores para maior legibilidade sob diferentes condições de luz, tudo enriquecido por um novo ecrã multi-informação de 4,6 polegadas, TFT LCD a cores e com gráficos evoluídos. No exterior destaca-se a nova cor Machine Grey a partir de agora disponível para o modelo.

Por fim, a geração 2017 do Mazda 6 está disponível com uma gama completa de tecnologias de segurança activa i-ACTIVSENSE. Nelas incluem-se, em estreia na Europa, o novo Traffic Sign Recognition (TSR, de reconhecimento de sinais de trânsito) que identifica sinais de Entrada Proibida e de Limite de Velocidade, fornecendo alertas caso o condutor exceda esses limites, para além do sistema Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS), que substitui os anteriores lasers de infravermelho por uma câmara frontal com sensores, ampliando o intervalo de velocidade permitido pelo sistema na detecção de outros veículos.