Secções

Notícias

Ensaios

DesportoNotícias

Nico Rosberg regressa às vitórias no G.P. da Bélgica

Depois da breve paragem de Verão, a Fórmula 1 regressou à actividade, com um Grande Prémio marcado por inúmeras situações que permitiram devolver à modalidade a emoção de outros tempos. Vitória indiscutível de Nico Rosberg, que dominou os treinos, qualificação e toda a prova, sem qualquer tipo de irregularidade, tendo esta sido a sua primeira vitória em SPA, a sexta vitória em 2016 e 20ª vitória da sua carreira.

Porém, o homem da partida foi o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, que após a partida na última posição (devido à troca de motor), conseguiu realizar uma prova perfeita, terminando a mesma no pódio, em terceiro lugar. Com este feito, Hamilton torna-se no primeiro piloto de Fórmula 1 a conseguir recuperar por três vezes do 20º lugar (ou mais) e terminar no pódio.

A corrida ficou marcada por inúmeras situações complicadas, como o embate entre Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen e Max Verstappen, tendo o piloto alemão empurrado Raikkonen contra Verstappen, arruinando assim todas as hipóteses que a Ferrari poderia ter de vencer a prova ou terminar no pódio. Raikkonen e Verstappen iriam voltar a encontrar-se ao longo da prova, com o jovem piloto a dificultar a vida a Raikkonen, que esteve sempre mais rápido que o Red Bull de Verstappen, tendo algumas das manobras realizadas para impedir a ultrapassagem resultado em acidente.

Já o seu colega de equipa, Daniel Ricciardo, ficou em segundo lugar após uma corrida em que o seu Red Bull chegou a ameaçar Rosberg, desde a paragem de 17 minutos na sexta volta até à fase final, altura em que o desgaste dos pneus de ambos os monolugares permitiu destacar as vantagens do conjunto da Mercedes-AMG Petronas. De destacar o excelente desempenho dos dois monolugares da Force India, com Nico Hulkenberg e Sergio Perez a terminarem a prova em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Após esta prova, Rosberg reduziu a diferença de pontos para Hamilton, embora o campeão do mundo continue a dominar com 232 pontos, face aos 223 pontos de Rosberg. Em terceiro lugar está Daniel Ricciardo, com 151 pontos, mais 23 pontos que o seu antigo companheiro de equipa Vettel, com 128 pontos. Em termos de construtores, a Mercedes-AMG continua intocável ao liderar com 455 pontos, seguida pela Red Bull Racing, com quase metade dos pontos, 274, e pela Ferrari com 252 pontos.

2016 Belgian Grand Prix