A Renault acaba de lançar uma versão do ZOE com a nova bateria «Z.E. 40», que garante uma autonomia até 400 quilómetros, segundo a norma NEDC. Para além disso, o modelo 100% eléctrico da Renault passa a beneficiar de novos serviços conectados e de evoluções dos níveis de acabamento. Esta nova oferta ZOE está disponível para venda a partir de agora e as primeiras unidades equipadas com a nova bateria estarão a circular nas estradas europeias antes do final do ano.
“Com 400 km de autonomia NEDC, a Renault confere ao veículo elétrico uma nova dimensão: é uma rutura na forma de avaliar os trajetos 100 % elétricos, que permite eliminar as resistências dos clientes quanto à autonomia.” Eric Feunteun – Director Divisão Veículo Eléctrico
Graças à nova bateria Z.E. 40, a Renault oferece ao ZOE uma autonomia recorde de 400 km NEDC, ou seja, o dobro da autonomia desde o seu lançamento. Em condições reais, esta nova autonomia permite percorrer 300 km em circuitos urbanos e extra-urbanos. Com esta novidade, o ZOE torna-se, assim, no veículo 100 % eléctrico (destinado ao grande público) com a maior autonomia do mercado e constitui já uma verdadeira alternativa a modelos com motor de combustão, até quando entram em linha de conta distâncias diárias consideráveis percorridas pelos automobilistas.
A nova bateria Z.E. 40 do ZOE fornece uma energia de 41 kWh úteis, ou seja, praticamente o dobro da capacidade de armazenamento da tradicional bateria de 22 kWh úteis, graças à utilização da tecnologia de iões de lítio de alta densidade energética, uma solução desenvolvida em estreita parceria com a LG Chem. Os engenheiros da Renault e da LG conseguiram aumentar a capacidade de armazenamento da bateria, mantendo-a, todavia, com as mesmas dimensões e aumentando apenas ligeiramente o seu peso. Esta optimização permitiu evitar a adição de módulos suplementares, e sem influenciar a fiabilidade e segurança de utilização das mesmas.
Além da bateria, o ZOE recebe novas versões e novos acabamentos. A versão ZEN, de entrada, passa assim a contar com elementos decorativos que valorizam a sua luminosidade, com a colocação de contornos em cromado junto ao ecrã do sistema R-LINK, decorações em Cinzento Fumado metalizado brilhante junto de elementos como a alavanca de velocidades e os altifalantes, e colocação de novos motivos geométricos no painel de bordo.
Já na versão INTENS, passam a ser oferecidos retrovisores exteriores electricamente rebatíveis e novas jantes em alumínio bi-tom de 16″. O interior ganha em elegância, graças a uma nova harmonia escura combinada com os diversos materiais do habitáculo e os estofos. Está disponível, para a versão INTENS, um novo pack interior de cor azul que alia elegância e uma extraordinária sensação de energia. Igualmente disponível passa a estar a versão Bose Edition, que se destaca pela oferta de esfotos em couro, bancos dianteiros com sistema de aquecimento e sistema de som BOSE. Esta versão destaca-se pela cor de carroçaria única e exclusiva, o Cinzento Yttrium.
Como forma de tornar o ZOE mais versátil para os diversos mercados europeus, a Renault acaba de lançar dois novos serviços, o Z.E. Trip e Z.E. Pass, que têm como objectivo simplificar o carregamento da bateria nos postos públicos da Europa. Actualmente existem cerca de 80 mil postos de carregamento acessíveis ao público, só na Europa, sendo estes serviços fundamentais para permitir aos utilizadores do ZOE uma utilização com a máxima simplicidade, com o Z.E. Trip a ajudar a localizar os postos de carregamento, e o Z.E. Pass a permitir o acesso ao número máximo de postos disponíveis.
O Z.E. Trip funciona em conjunto com o sistema de navegação R-LINK, permitindo a criação de um itinerário directo para a localização do posto de abastecimento escolhido no mapa. A funcionalidade Z.E. Trip indica a disponibilidade em tempo real de cada posto de carregamento, permitindo assim orientar o condutor para os postos que estejam livres, informando ao mesmo tempo o tipo de posto e a sua compatibilidade com o automóvel. Para preparar antecipadamente o seu trajecto, o utilizador também pode aceder ao Z.E. Trip pela internet.
Já o Z.E. Pass permite facilitar a recarga do ZOE, seja qual for o operador do posto de carregamento, na maioria dos postos de carregamento públicos da Europa. O condutor do ZOE identifica, directamente no seu smartphone ou no tablet, os postos de carregamento acessíveis e compara o preço dos carregamentos nos postos situados nas proximidades, É possível aceder a um máximo de postos, sem multiplicar as assinaturas específicas a cada rede, e pagar o carregamento através da aplicação smartphone dedicada ou com o cartão (de tecnologia RFID).