Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Jaguar Land Rover inicia testes de veículos autónomos no Reino Unido

A Jaguar Land Rover (JLR) iniciou os primeiros testes em estrada de veículos autónomos nas estradas do Reino Unido. Fazendo parte do projecto UK Autodrive, a JLR está a testar um conjunto de tecnologias que vão permitir a comunicação entre os veículos e a infraestrutura da estrada, como é o caso dos semáforos da cidade de Coventry, uma das 12 cidades mundiais onde estão a ser realizados estes testes. Através de este testes, a JLR vai estudar como os futuros veículos autónomos podem reproduzir o comportamento e as reacções humanas durante a condução.

Este período de testes permitirá ainda testar as tecnologias criadas pela JLR para veículos completamente autónomos e para modelos semiautónomos, com o objectivo de oferecer aos seus clientes a possibilidade de uma condução participativa ou autónoma, conservando ao mesmo tempo uma experiência de condução segura e agradável. A ideia é que os veículos autónomos sejam viáveis em todas as condições meteorológicas e em qualquer superfície de condução do dia-a-dia, em estrada ou todo-o-terreno.

Para Nick Rogers, Executive Director, Product Engineering da Jaguar Land Rover: “É muito emocionante testar este projecto de condução autónoma nas vias abertas ao trânsito, uma vez que a complexidade da envolvente permite-nos encontrar ideias mais exactas para melhorar a segurança na estrada. Graças à colocação de vários sensores e a novas tecnologias inteligentes capazes de processar os dados recolhidos, estamos a conseguir características e desempenhos técnicos extremamente precisos que vão fazer com que a marca seja pioneira na aplicação destas tecnologias no sector automóvel”.

A Jaguar Land Rover está orgulhosa de poder liderar estes projectos de investigação conjunta na área dos veículos autónomos e ligados online. Deste modo, a marca apoia várias acções de investigação e inovação fundamentais para dar forma à infraestrutura, tecnologia e contexto jurídico necessários para fazer com que os veículos autónomos e inteligentes sejam uma realidade já na próxima década”, acrescenta o responsável.

A UK Autodrive é o maior dos três consórcios concebidos para fomentar a introdução de veículos autónomos no Reino Unido, tendo um orçamento de 20 milhões de libras (22,6 milhões de euros). A iniciativa serve para promover o país como núcleo global da investigação, desenvolvimento e integração na sociedade dos veículos autónomos e conectados. O consórcio já testou as tecnologias fruto destas investigações em circuito fechado, de modo que o começo das provas em circuito aberto e real é o passo seguinte para dar vida ao projecto. Os testes vão continuar durante 2018.