Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Samsung revela baterias que permitem um carregamento 5x mais rápido

Durante o Salão de Detroit, a Samsung SDI revela novas baterias que permitirão carregar um veículo eléctrico com 600 km de autonomia em 20 minutos.

Com a abertura das portas do primeiro grande Salão Automóvel do ano, o NAIAS (North American International Auto Show), em Detroit, diversos modelos novos foram revelados, mas tecnologicamente o destaque recaiu para a Samsung SDI, que apresentou não só toda a sua linha de baterias de alta capacidade, como revelou novas soluções tecnológicas que estão a ser desenvolvidas.

Expondo o seu vasto catálogo de baterias, destinado não só a veículos totalmente eléctricos como híbridos Plug-In, com modelos que variam entre os 37, 50, 60 e 94 Amperes por Hora de capacidade, foram apresentados novos módulos multi-funcionais, bem como módulos com células de baixa dimensão, que permitem ser 20% mais compactas, permitindo assim aos fabricantes automóveis oferecer um melhor aproveitamento do interior dos seus veículos eléctricos.

Entre as baterias mais eficazes reveladas, estavam as novas baterias que permitem oferecer até 600 km de autonomia, ao mesmo tempo que permitem um carregamento completo em apenas 20 minutos. Foram igualmente reveladas as novas baterias no formato 21700 cilíndrico, que por terem 21 mm de diâmetro e 70 mm em altura, conseguem oferecer uma capacidade 50% superior às actuais 18650, estando este formato destinado não só a veículos eléctricos, como ferramentas de trabalho e sistemas de armazenamento de energia domésticos e profissionais.

No que tocou a novas tecnologias, a Samsung revelou as novas baterias com bolas de grafeno, um novo tipo de material que permite um aumento de 45% da capacidade das células, garantindo ao mesmo tempo um tempo de carregamento que pode ser até cinco vezes mais veloz que o actual. Foram igualmente reveladas as primeiras células de estado sólido, embora ainda seja muito cedo para vermos estas soluções a serem aplicadas e produzidas em massa.