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Novo Renault Mégane R.S. com 280 cavalos, a partir de €38.780

Maio será o mês que Portugal receberá as primeiras unidades do novo Renault Mégane R.S., que conta com uma nova motorização 1.8 Turbo com 280 cavalos, um chassis mais eficaz e um comportamento que fará as delicias de quem já adorava este desportivo de tracção dianteira de referência.

Decorreu na semana passada a apresentação internacional do novo Renault Mégane R.S., um modelo histórico que promete explorar todo o potencial do excelente chassis da actual geração Mégane. Lançado originalmente em 2003, o Mégane R.S. rápidamente se tornou numa referência em termos de automóveis desportivos de tracção dianteira, ao ter conseguido a melhor volta de sempre em Nürburgring (para um veículo de tracção dianteira) 2008 com 8m17s, ou quando quebrou a barreira dos oito minutos (7m54s) em 2014 com a versão Trophy-R.

Não sabemos ainda qual será o resultado do tempo por volta do novo Mégane R.S., mas sabemos que este tem argumentos para ser superior aos anteriores modelos. Começando pela base, encontramos agora um chassis proposto em duas versões, Sport e Cup, que se distinguem pelas regulações específicas das suspensões, com a versão Cup a usar um amortecimento 10% mais rígido, ao mesmo tempo que recorre a um diferencial autoblocante mecânico Torsen.

Tudo isto sem esquecermos uma particularidade desta plataforma, o sistema 4CONTROL de quatro rodas direccionais, bem como o sistema de pivot independente do eixo dianteiro, fundamental para garantir a motricidade necessária para explorar todo o potencial deste modelo. Os amortecedores usados estreiam um sistema inspirado nos modelos de rali, ao integrar batentes hidráulicos de compressão, que actuam como se fosse um amortecedor dentro de um amortecedor, ao evitarem os efeitos de repercussão.

Também o sistema de travagem foi melhorado, recorrendo agora a discos dianteiros de 355 mm (+ 15 mm que os anetriores), podendo estes ser, no chassis Cup, em alumínio e ferro fundido, permitindo reduzir assim até 1,8 kg de peso por roda, ao mesmo tempo que melhoram o comportamento e resistência em utilização intensiva, graças ao melhor arrefecimento.

A aerodinâmica também desempenha um papel fundamental na eficácia do novo Mégane R.S., ao recorrer a um pára-choques dianteiro com ampla entrada de ar e a recorrer à conhecida lâmina F1, grelha dianteira específica com padrão 3D em ninho de abelha (para melhorar a entrada de ar), guarda-lamas dianteiro e traseiro alargados, saídas de ar laterais para uma optimização do fluxo de ar nas cavas das rodas, deflector traseiro, entre outros elementos diferenciadores.

No interior destaque para o novo R.S. Monitor, que reúne informações provenientes de quarenta sensores distribuídos por todo o veículo, permitindo assim o acesso imediato a informações que vão do funcionamento do sistema 4CONTROL, temperaturas, pressões, aceleração, travagem, ângulo de volante, entre muitos outros. Como de costume, o interior encontra-se devidamente personalizado, com a aplicação de autênticas baquets de competição, volante desportivo em pele e âlcantara, e elementos em fibra de carbono, bem como outros com o mesmo padrão, a reforçar o ambiente desportivo. Tudo isto com os obrigatórios pespontos em linha encarnada.

Por fim temos a grande novidade, o novo bloco de quatro cilindros com 1,8 litros de cilindrada, que graças à sobrealimentação permite atingir uns impressionantes 280 cavalos às 6.000 rpm e um brutal binário de 390 Nm, disponível entre as 2.400 e 4.800 rpm. Para tal foi utilizada uma cabeça de motor totalmente trabalhada pela Renault Sport, para garantir uma refrigeração mais eficaz, e utilização de um Turbo Twin-Scroll (dupla entrada).

Este motor poderá funcionar com uma eficaz caixa manual de seis velocidades, ou uma EDC de dupla embraiagem de seis relações, totalmente redesenhada para ser ainda mais eficaz. Esta tem a particularidade de permitir efectuar reduções de várias relações em simultâneo, bastando para tal manter a patilha do volante esquerda pressionada, bem como permite activar o modo de Launch Control, para um arranque parado que fará as delícias dos adeptos dos arranques nos semáforos.

Por fim a Renault deixou para o fim três elementos fundamentais, os preços, data de comercialização em Portugal e a divulgação da versão Trophy, ainda mais radical. começando pelo preço, o Renault Mégane R.S. estará disponível a partir de €38.780 com caixa manual e €40.480 com a caixa EDC, estando prevista a sua chegada para o mês de Maio. Relativamente à versão Trophy, esta utilização um chassis Cup com jantes de 19 polegadas, discos de travão bimatéria de série, e um motor com 300 cavalos e 400 Nm de binário, estando prevista a sua chegada para o final de 2018.