Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Fiat renova gama 500X

Como forma de ir ao encontro das exigências daquele que é o segmento de mercado mais competitivo da Europa, a Fiat acaba de renovar o seu 500X, com um exterior e interior renovados, no qual se destaca a utilização de tecnologia LED, sistema de infoentretenimento compatível com Android Auto e Apple CarPlay, novos sistemas de segurança e motorizações mais eficientes.

O Fiat 500x está mais moderno, através das actualizações realizadas pela Fiat, tanto a nível externo como interno. No exterior, os novos elementos que mais se destacam são os novos grupos ópticos que integram a tecnologia LED, sendo as luzes diurnas e as ópticas traseiras totalmente em LED de série, podendo ser escolhido, como opcional, as ópticas dianteiras totalmente em LED, garantindo assim uma iluminação 20% superior à obtida pelas anteriores ópticas em Xénon, e cinco vezes mais económicas que as tradicionais lâmpadas de halogéneo.

O facto de as luzes diurnas terem recebido a tecnologia LED permitiu à Fiat criar uma nova assinatura visual, mais elegante, conferindo à frente do novo 500X uma identidade visual nítida e inconfundível. Igualmente novo é o desenho dos pára-choques, tanto na versão Urban como nas versões Cross e City Cross, gozando estas duas últimas de novas protecções off-road para confirmar a sua identidade como a mais aventureira da gama.

No interior o destaque vai para a melhoria dos materiais usados, sendo agora propostas sete alternativas de estofos, criadas a partir da combinação de diferentes tipos de tecidos, pele, acabamento e cores. O posto de condução foi o mais renovado, ao receber um novo painel de instrumentos de grafismo de leitura ainda mais fácil, novo volante mais ergonómico e com novos botões, como os comandos do rádio.

O sistema de infoentretenimento passa a ser o novo Uconnect 7 HD Live, de última geração, que além de permitir o streaming de conteúdos de smartphones, através da aplicação móvel Uconnect Live, disponível para Android e iOS, passa a ser compatível tanto com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay, permitindo assim ao condutor usar os sistemas Google Maps ou Waze como sistema de navegação com informações de trânsito em tempo real. As tradicionais ligações Aux e USB com integração de iPod continuam a fazer parte do equipamento de série.

No que toca a sistemas de assistência à condução, o novo Fiat 500x passa a disponibilizar de série o sistema de Reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de velocidade e aviso de transposição de faixa. Enquanto opcional, passam a estar disponíveis o sistema de detecção de ângulo morto, cruise control adaptativo (ACC) e travagem de emergência autónoma. Os faróis dianteiros têm função automática, desligando ou ligando em função da luminosidade externa, podendo ser equipados com função adaptativa de máximos.

Por fim temos as novas motorizações, de onde se destacam os novos motores a gasolina de três e quatro cilindros, que são até 20% mais eficientes e até 20% mais silenciosos que os motores turbodiesel de potências equivalentes, estando homologados para cumprir as exigentes normas Euro 6/D-Temp, razão pelo qual utilizam todos os novos filtros de partículas de gasolina (GPF). Temos portanto os novos 1.0 T3 de três cilindros turbo, com 120 cavalos de potência e 190 Nm de binário máximo, e o 1.3 T4 com 150 cavalos e 270 Nm de binário.

Já as motorizações diesel, estas foram igualmente renovadas, recebendo sistema SCR (redução catalítica selectiva) com injecção de AdBlue, para cumprir as normas Euro 6/D-Tempo. Continuam a estar presentes nas cilindradas já conhecidas, 1.3, 1.6 e 2.0, com 95, 120 e 150 cavalos, respectivamente. Em termos de transmissões, tanto o 1.0 T3, como os 1.3 e 1.6 MultiJet II estão disponíveis com caixa manual de seis velocidades, estando o 1.3 T4 e 1.6 MultiJet II disponíveis com caixa de dupla embraiagem DCT de seis velocidades.

Todos estas motorizações funcionarão apenas com tracção dianteira, ao contrário do 2.0 MultiJet II, que terá tracção às quatro rodas e caixa automática de nove velocidades. Os novos Fiat 500X estarão disponíveis nos concessionários Fiat a partir de Outubro, com preços de lançamento que começam nos €22.500.