Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Renault actualiza Twingo com nova imagem e novas motorizações

Além do lançamento do novo Clio, a Renault decidiu renovar o pequeno Twingo, através de um restyling que acrescenta uma nova imagem exterior, uma reorganização interior, novos equipamentos e motorizações renovadas, que permitirão cumprir as principais normas de emissões. Contudo, a essência do Twingo mantém-se inalterável, como as dimensões compactas (apenas 3,61 metros de comprimento), motor colocado numa posição traseira e excepcional ângulo de viragem de apenas 4,30 metros, que lhe garante uma agilidade única.

Visualmente o novo Twingo recebe novas cores, que ao combinarem com os packs interiores e exteriores, bem como autocolantes e seis jantes distintas, garantem centenas de combinações possíveis. As principais alterações a nível visual são a nova grelha e conjuntos ópticos com luzes diurnas LED em forma de “C” e indicadores, e pára-choques com desenho novo, mais simples e com entradas de ar laterais na dianteira, conferindo-lhe uma aparência mais larga e, como tal, dinâmica.

O interior também recebeu importantes melhorias, como maiores possibilidades de personalização que podem ser combinadas entre elementos como as forras das portas, volante, bancos e moldura do painel de instrumentos. Foram adicionados espaços de arrumação adicionais, como o porta objectos ajustável na nova consola central, porta luvas que agora é fechado em todas as versões e chapeleira redesenhada e reforçada.

O sistema de infoentretenimento R&GO continua a funcionar integrado com o seu smartphone, tendo a aplicação móvel (disponível para Android e iOS) recebido importantes melhorias, permitindo agora escolher as aplicações que deseja, como Waze ou Google Maps para a navegação, Spotify ou Apple Music para o áudio.

Para quem escolher níveis de equipamento mais elevados, o novo Twingo passa a usar o novo sistema de infoentretenimento Renault Easy Connect, que incluí um ecrã táctil de 7 polegadas que utiliza uma interface similar a um smartphone, com navegação TomTom com base de dados Google Places, actualizações Over The Air (OTA) e sistema de mãos livres com sistema de som melhorado. A integração com sistemas Apple CarPlay e Android Auto foi igualmente adicionada de série com este sistema. Junto à consola central encontram-se duas ligações USB e uma ligação jack de audio.

Em termos de motorizações, o novo Twingo receberá duas motorizações que estão em conformidade com os novos padrões da norma Euro 6D. A motorização de entrada será o novo SCe 75 que, como o nome indica, terá 75 cavalos de potência e 92 Nm de binário máximo, estando esta associada a uma caixa manual de cinco velocidades. Igualmente presente estará o novo TCe 95, que recorre a um turbocompressor para garantir 95 cavalos de potência e 135 Nm de binário. Este poderá ser associado à mesma caixa manual de cinco velocidades do SCe 75, ou a uma caixa automática de dupla embraiagem EDC de seis velocidades.