Secções

Notícias

Ensaios

ApresentaçõesNotícias

SEAT revela Minimó, o seu primeiro veículo 100% eléctrico no MWC

A SEAT aproveitou a ocasião de estar em “casa” para apresentar, durante o Mobile World Congress 2019, a sua visão do futuro da mobilidade urbana. Durante a conferência de imprensa, Luca de Meo, Presidente da SEAT, relevou o primeiro veículo 100% eléctrico da marca, que será específico para os seus serviços de mobilidade.

Designado como Minimó, este modelo apresenta-se como sendo um híbrido, ao oferecer a agilidade das dimensões compactas de uma moto com o conforto e versatilidade de um automóvel. Utilizando um chassis rígido com dois lugares (formato 1+1), o SEAT Minimó mede apenas 2.5 metros de comprimento e 1.24m de largura, ocupando apenas 3.1m2 de área, menos de metade de um automóvel tradicional (7.2m2 em média).

Isto permite ao Minimó estacionar nos lugares reservados a motos, bem como ocupar, lado a lado na via, o mesmo que um automóvel tradicional. Este veículo utilizará uma locomoção 100% eléctrica, utilizando uma bateria removível que garante uma autonomia superior a 100km. Esta bateria, que pode ser trocada em meros minutos, poderá ser substituída por uma bateria devidamente carregada num ponto de recarga.

Relativamente ao habitáculo, o SEAT Minimó oferece uma visão panorâmica num espaço que consegue ser mais amplo do que um SEAT Ibiza (distância entre ocupante e a porta). Recorrendo a materiais de tacto suave, quando conduzir sozinho poderá aproveitar o espaço do assento traseiro como amplo espaço para bagagem.

Recorrendo a um painel de instrumentos totalmente digital, o Minimó utiliza a tecnologia Android Auto para aceder a todo o conteúdo digital do seu smartphone, ao mesmo tempo que permite identificar o condutor, de forma a adaptar as características do veículo ao mesmo, como limitar a velocidade máxima aos 45km/h quando o condutor tiver entre 16 a 18 anos de idade, ou 90 km/h para maiores de 18.

Além do Minimó, a SEAT reforçou o seu empenho e quanto fabricante pioneiro de soluções de mobilidade dentro do Grupo Volkswagen, ao referir que o projecto Minimó fará parte de um programa completo que inclui ainda o e-Kickscooter eXS, composto por trotinetes eléctricas desenvolvidas pela Segway, especificamente para a SEAT.

Todos estes projectos estão a ser desenvolvidos no Metrópolis:Lab Barcelona, um centro de desenvolvimento de soluções inovadoras de mobilidade, que conta já com parceiros como a XMOBA. “Este novo centro, que ficará situado em Barcelona, confirma o compromisso da empresa de transformar-se de fabricante de automóveis em fornecedor de serviços de mobilidade.” – Luca de Meo.

Barcelona foi igualmente escolhida para acolher o projecto 5G Connected Car, criado através de uma parceria entre a SEAT e a Telefónica, que conta com um veículo já a circular nas ruas da cidade catalã, com o intuito de desenvolver a comunicação entre o veículo, a infraestrutura e os restantes veículos.