Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Stellantis investe 30 mil milhões de euros na electrificação das suas 14 marcas

Decorreu em Amsterdão o EV Day da Stellantis, um evento para investidores e imprensa onde foi revelada a estratégia do grupo, relativamente à eletrificação das 14 marcas do mesmo, no qual se incluem a Fiat, Citroën, Peugeot e Opel. Ao todo serão investidos mais de 30 mil milhões de euros até 2025, não só na eletrificação de todas as marcas, como no desenvolvimento de software.

“O cliente está sempre no coração da Stellantis e o nosso compromisso com este plano de investimento de 30 mil milhões de euros é o de oferecer veículos icónicos com o desempenho, a capacidade, o estilo, o conforto e a autonomia eléctrica que se encaixem perfeitamente no seu quotidiano”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “A estratégia que hoje definimos concentra a quantidade ideal de investimento na tecnologia ideal para chegar ao mercado no momento certo, garantindo que a Stellantis potencia a liberdade de movimentos da forma mais eficiente, acessível e sustentável.”

Através deste investimento, a Stellantis pretende tornar-se líder em matéria de veículos de baixas emissões (LEV), tendo como objectivo que o os LEV representem mais de 70% das vendas de veículos de passageiros na Europa até 2030, e 40% dos veículos de passageiros e comerciais ligeiros nos Estados Unidos. Para atingirem estes ambiciosos objectivos, a Stellantis irá recorrer a cinco “gigafactories” na Europa e nos EUA, que consigam garantir mais de 130 gigawatts/hora (GWh) de capacidade até 2025, e mais de 260 GWh até 2030, existindo sempre o recurso a fornecedores adicionais para responder à procura de baterias e componentes EV.

Para simplificar a implementação desta estratégia, o grupo irá recorrer a quatro plataformas distintas BEV, cada qual com dimensões distintas e autonomias máximas que variam entre 500 e 800 km, sendo cada uma delas associada a uma família de três módulos eléctricos (EDM), que combinam um motor, caixa de velocidades e um inversor. Estes serão suficientemente compactos para poderem ser facilmente flexíveis, permitindo assim ser configurados para um veículo de tracção dianteira, traseira, integral ou 4xe.

Em termos de tecnologia de baterias, estarão disponíveis duas soluções químicas até 2024, uma de elevada densidade energética e uma alternativa sem níquel nem cobalto. Já para 2026 esperam introduzir a primeira tecnologia competitiva de baterias em estado sólido. Juntamente com todo este investimento, a Stellantis propõe uma alteração às assinaturas de todas as suas marcas, expressando assim as diferentes abordagens da electrificação das suas marcas:

Abarth – “Heating Up People, But Not the Planet”
Alfa Romeo – “From 2024, Alfa Becomes Alfa e-Romeo”
Chrysler – “Clean Technology for a New Generation of Families”
Citroën – “Citroën Electric: Well-Being for All!”
Dodge – “Tear Up the Streets… Not the Planet”
DS Automobiles – “The Art of Travel, Magnified”
Fiat – “It’s Only Green When It’s Green for All”
Jeep® – “Zero Emission Freedom”
Lancia – “The Most Elegant Way to Protect the Planet”
Maserati – “The Best in Performance Luxury, Electrified”
Opel/Vauxhall – “Green is the New Cool”
Peugeot – “Turning Sustainable Mobility into Quality Time”
Ram – “Built to Serve a Sustainable Planet”
Veículos Comerciais – “The Global Leader in e-Commercial Vehicles”.