Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes-Benz A 250e eleito Carro Frota do Ano 2022

Decorreu na semana passada a 18ª edição da eleição de Carro Frota do Ano da LeasePlan, numa iniciativa que contou com representantes da LeasePlan Portugal, responsáveis das marcas em concurso e um painel de jurados, que distinguiu os diversos modelos a concurso que mais se destacaram em 2022.

O grande vencedor desta edição foi o Mercedes-Benz Classe A 250e, um modelo Híbrido Plug-In que além de ter conquistado o lugar absoluto de Carro Frota do Ano de 2022, conquistou a categoria de “Pequeno Familiar”, tendo batido modelos como o Nissan Leaf e+, Seat Leon ST 1.0 TSI e BMW 116d. A concurso estiveram outras três categorias, a de “Médio Familiar”, “Utilitário SUV” e “SUV Médio”.

Na categoria de “Médio Familiar”,o vencedor foi o BMW 320e Touring, que superou uma feroz concorrência, composta por um Tesla Model 3 Long Range Dual Motor e a Peugeot 508 SW 1.5 BlueHDi. O design interior, sistema de infoentretenimento intuitivo e elevada conectividade foram os aspectos que mais se destacaram para a vitória da BMW 320e Touring nesta categoria.

Na categoria de Utilitário SUV, o grande vencedor foi o Peugeot 2008 1.5 BlueHDi de 110cv, tendo este batido modelos como o Opel Mokka-e de 136cv, o Seat Arona 1.0 TSI de 110cv e o Renault Captur E-Tech PHEV de 160cv. Os factores decisivos para a vitória do Peugeot 2008 foram a eficiência da caixa de velocidades, design interior e exterior.

Já na categoria de SUV Médio, o grande vencedor foi o Kia Niro EV de 64 kWh, que concorria contra três pesos pesados da categoria, o novo Nissan Qashqai 1.3 DIG-T de 140cv, o Seat Ateca 2.0 TDI de 115cv e o Peugeot 3008 1.6 Hybrid de 225cv. Os factores que decidiram a favor do Kia foram a caixa de velocidades, conforto da suspensão / pisar da estrada e a direcção.

Para António Oliveira Martin, Director Geral da LeasePlan, “Estamos a viver um momento crítico e de grande aceleração em termos de transição para a mobilidade eléctrica, por isso incluímos, pela primeira vez, na edição deste ano os VE como uma das motorizações a testar em todas as categorias. Estamos orgulhosos de assumir a responsabilidade em eleger o melhor carro frota há 20 anos com base em critérios da máxima independência e rigor.”

A selecção dos modelos para avaliação do Carro Frota, neste caso os 15 finalistas, foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel, segundo dados revelados pela ACAP, e o TCO (Total Cost of Ownership), considerando que a LeasePlan gere mais de 10.000 Clientes e tem 114 mil veículos sob gestão, dos quais 60 mil são em renting de sua propriedade.

Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final. A componente qualitativa foi analisada por um Júri composto por 20 Clientes frotistas, empresas nacionais e multinacionais, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica. A avaliação quantitativa engloba a análise das componentes do TCO (Total Cost of Ownership).