Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes EQA 250 supera autonomia estimada durante a Eco Race Mercedes-EQ

Durante os dias 4 e 5 de Maio, a Sociedade Comercial C. Santos organizou uma Eco Race Mercedes-EQ, em que o objectivo seria realizar um percurso com 142 km de distância da forma mais eficiente. Esse percurso, que foi percorrido por três equipas aos comandos do novo Mercedes-Benz EQA 250, ligavam as três instalações do concessionário Mercedes-Benz na região norte do país, entre as instalações da Maia-Aeroporto, a da Avenida da Boavista e a de Felgueiras.

O percurso mais longo (85 km), no sentido Maia-Boavista-Felgueiras era também o mais técnico, com recurso a estradas nacionais e municipais com bastantes curvas e inclinações mais fortes, tendo este sido percorrido em 2h e 15 minutos (tempo limite 2h30). Já o percurso de regresso, entre Felgueiras e Maia-Aeroporto (57km), que privilegiava o uso de autoestradas, demorou apenas 50 minutos (tempo limite 1h15), tendo sido estipulado uma velocidade mínima de 40 km/h para as estradas nacionais e municipais, e 80 km/h para as autoestradas.

Desta forma foi possível recriar condições reais de utilização, comprovando a eficiácia do novo Mercedes EQA 250, que conta com uma autonomia anunciada pelo fabricante de 426 km. De entre os veículos e as equipas participantes, foi a dupla do carro número 3, no dia 5, quem conseguiu o melhor registo, ao conseguir um consumo médio de 14 kWh/100 km, o que tendo em conta os 66.5 kWh de capacidade total da bateria, representa uma autonomia estimada de 475 km, valor que supera em 11.5% o registo anunciado pela marca.

Após esta acção, Aquiles Pinto, relações públicas da Soc. Com. C. Santos afirmou que “A Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos foi bem-sucedida. Além do convívio entre participantes, foi possível comprovar que os automóveis 100% elétricos já são opção para um grande leque de utilizadores de automóveis, mesmo para aqueles que conduzem diariamente distâncias superiores à média da maioria dos automobilistas europeus. Esta é, recorde-se, de acordo com o Eurostat, inferior a 20 km diários”.