Secções

Notícias

Ensaios

Publireportagem

Quais são as vantagens de alugar um carro mensalmente?

O mercado de aluguer de carros em Portugal é um mercado que está em crescimento nos últimos anos, uma vez que as empresas e também os particulares preferem as vantagens de alugar um carro mensalmente em vez de comprar um carro. Existem vários motivos em que é mais vantajoso o aluguer de um carro ao mês, e uma vez que o mercado está a aumentar, também as ofertas e os preços estão a ficar cada vez mais competitivos.

Vantagens do renting em Portugal

Todos nós sabemos que quando existe uma ideia nova há sempre um tempo de penetração dessa ideia no mercado, ou seja, a ideia pode ser boa mas é complicado nos primeiros tempos que todas as pessoas a adotem. No entanto, esta é uma ideia que está facilmente a ser integrada na cultura dos portugueses, principalmente nas empresas que escolhem este tipo de carros para os seus funcionários.

Para quem pretende entrar no mercado de renting em Portugal, quais é que são as grandes vantagens em ter um carro alugado em vez de um carro comprado?

 

Preço fixo

O preço do aluguer de um carro é fixo, não existe qualquer preço extra ou depósito inicial. O que na prática isto quer dizer é que no primeiro mês que está a fazer o seu pagamento está também a receber um carro, ou seja, o investimento inicial é pouco.

Por outro lado, é possível fixar um determinado uso de quilómetros para que seja também estabelecido o respetivo preço fixo, ou seja, vai sempre saber aquilo que paga consoante aquilo que quiser usar.

Como a maioria dos carros são novos, não tem um investimento grande e pode com apenas a primeira mensalidade usar o seu carro completamente novo. Não acha que é uma vantagem para si?

 

Sem outras taxas

Não existem outras taxas além do pagamento mensal, neste caso específico estamos a falar de seguros que não são pagos, avarias que não são taxadas a si e revisões que estão incluídas. Esta é uma excelente oportunidade para pensar a médio prazo, uma vez que com o pagamento de um seguro contra todos os riscos, eventuais avarias e revisões dos pneus, inspeções e outros impostos que o estado possa cobrar, parece que é uma boa oportunidade fazer a aquisição de um carro numa realidade de renting e não de compra.

 

Ideal para empresas

Se a sua empresa tem a cultura de permitir que os funcionários usem o carro da empresa, esta pode ser uma excelente alternativa à aquisição de um carro. Uma vez que os preços são flexíveis e é possível escolher um carro de uma lista variada de marcas e modelos, é possível a empresa definir um teto máximo para o funcionário. Se eventualmente for do interesse do funcionário ter um carro melhor ou diferente, poderá chegar a acordo com a empresa para pagar a diferença.

Da mesma forma que se o funcionário de hoje para amanhã deixar de trabalhar com a empresa, pode atribuir o carro a outro funcionário ou simplesmente devolver o carro. Isto não é um ativo que vai ter que vender e tratar de toda a burocracia envolvida, portanto, simplifica a vida à sua empresa!

 

Um contrato transparente

No contrato que vai fazer com a empresa à qual vai alugar um carro, é descrito de forma simplificada e transparente toda a informação relativamente aquilo que vai ter direito e também ao preço que vai pagar.

Uma vez que este é um mercado em Portugal que está em expansão, é prestado um apoio ao cliente bastante detalhado para que toda a experiência corra da melhor forma possível. Portanto, se tiver alguma dúvida sobre os preços ou aquilo que está escrito no contrato, basta contactar o apoio a clientes da empresa que está a alugar o carro, para obter um esclarecimento rápido sobre qualquer dúvida que tenha.

 

Casos práticos de sucesso

Conforme já referido anteriormente, este é um serviço muito usado com as empresas que querem oferecer carros aos funcionários um carro da empresa. Não se trata de uma operação financeira como o leasing, porque aí apenas está a ser alugado o carro, e não inclui outros serviços como por exemplo o seguro ou a troca de pneus. Com o renting é possível obter um preço fixo já sabendo tudo aquilo que vai ter incluído.

Não são apenas as empresas que vão utilizar este serviço, os profissionais liberais e até as pessoas a nível particular podem querer alugar um carro novo durante um determinado tempo, e em seguida alugar um outro carro para ter um carro melhor no ano seguinte. Desta forma, o investimento é mínimo considerando que não existe qualquer valor de entrada.

Em suma, além deste mercado estar em constante evolução, a quantidade e diversidade de carros oferecidos tende a aumentar, o que é também bom para quem procura um carro, e também para as empresas que alugam porque têm mais notoriedade.