Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

IONIQ 6 tem um novo design, pode chegar aos 680 km de autonomia e vai custar menos dez mil euros que a verão actual

©Hyundai | IONIQ 6©Hyundai

A Hyundai revelou a nova geração do IONIQ 6: a sua berlina eléctrica surge, agora, com um design «mais refinado, melhorias tecnológicas» e uma nova variante N Line inspirada nos modelos desportivos da marca coreana. Uma das mudanças estéticas mais notórias está nas ópticas frontais, onde os faróis estão mais reduzidos, dando destaque às luzes diurnas LED.

O novo IONIQ 6 mantém, contudo, o conceito ‘Electrified Streamliner’, mas adopta a filosofia de design ‘Pure Flow, Refined’, que aposta numa aparência «mais limpa e fluida». A dianteira em formato de «nariz de tubarão» e a traseira redesenhada, com um perfil tipo «ducktail», são os elementos principais do perfil aerodinâmico deste modelo.

No interior, a Hyundai introduziu várias alterações focadas na ergonomia e na conectividade. Entre as novidades estão o novo sistema Connected Car Navigation Cockpit (ccNC), uma «consola central revista com mais comandos físicos para a climatização e portas USB-C de carregamento rápido».

©Hyundai | IONIQ 6
©Hyundai

O sistema de infoentretenimento recebeu «novas funcionalidades» e passa a permitir actualizações OTA. A marca refere ainda que o habitáculo continua a seguir o conceito de ‘Casulo Consciente’, pensado para« aumentar o conforto e o bem-estar dos ocupantes», agora complementado por «novos controlos intuitivos e experiências digitais reforçadas».

No que respeita à autonomia, a nova bateria de 84 kWh permite ao IONIQ 6 atingir até 680 quilómetros em ciclo WLTP, dependendo da configuração escolhida. O modelo mantém também a arquitectura eléctrica de 800 V, compatível com carregamento ultra-rápido.

A Hyundai actualizou igualmente o sistema de travagem regenerativa inteligente para a versão 3.0, permitindo uma «condução de um só pedal com controlo adaptativo». Entre os restantes destaques estão os novos faróis LED Matrix com maior segmentação para melhorar a visibilidade e um volante interactivo com iluminação LED para feedback visual durante a condução.

©Hyundai | IONIQ 6
©Hyundai

O novo IONIQ 6 estará disponível em Portugal na versão F/L EV 520 km Premium, com preços a partir dos 40 590, cerca de dez mil euros a menos que o actual (pode ler no nosso ensaio, aqui), que arranca nos 58 mil euros. Em menos de um mês, este é o terceiro IONIQ a ser lançado, depois do 3 e do 9.