Secções

Notícias

Ensaios

Publireportagem

As 5 principais tendências de tecnologia móvel de 2021

©Samsung

2020 moldou o que muitos estão prevendo ser para as tendências de tecnologia móvel mais populares para 2021. Algumas são o resultado da evolução natural – outras são mais uma revolução.

Vamos detalhar as 5 tendências de tecnologia móvel que podemos esperar em 2021 com ajuda da 22Bet, o maior site de apostas desportivas de Portugal.

Conectividade 5G

Uma das tendências atuais das tecnologias móveis sempre foi a conectividade mais rápida – e o 5G redefinirá o que é possível.

Assim como o 4G entregou um mundo de conteúdo de streaming, podemos esperar que o 5G facilite uma série de outras tendências de tecnologia móvel, como jogos baseados em nuvem e automação comercial.

A Apple anunciou compatibilidade 5G para seu mais recente iPhone 12 carro-chefe e, certamente, com grande parte do mundo contando com conectividade rápida e remota devido ao COVID-19, o 5G chegou na hora perfeita.

Geotargeting

Uma tendência da tecnologia móvel que é facilmente tida como certa, a tecnologia baseada em localização aumentou em 2021 e além. As empresas farão tudo o que estiver ao seu alcance para atrair os usuários para seus produtos e serviços em um momento em que os passos são mais silenciosos em nossas cidades.

A segmentação geográfica se concentra em um grupo demográfico predefinido e em uma área predefinida, muitas vezes entregando ofertas e promoções locais que podem ser do interesse de pessoas que passam por um determinado sexo, idade ou outro grupo demográfico.

Geofencing

A maioria de nossos aplicativos já tem permissão para usar nossos locais em tempo real – dados valiosos compartilhados frequentemente com terceiros. Isso significa notificações mais direcionadas de empresas e serviços que sabem exatamente quando estamos por perto.

Em comparação com a segmentação geográfica, a delimitação geográfica visa promoções a uma porção muito mais ampla de indivíduos em uma determinada área, entregando conteúdo de marketing e publicidade a qualquer um que se aventurar nela.

Realidade aumentada

Jogos como Pokémon Go popularizaram a tecnologia móvel de realidade aumentada (AR), que, como o nome sugere, aumenta o mundo real visto pela tela de um telefone celular (usando a câmera embutida do dispositivo) ao sobrepor animações geradas por computador e outros conteúdos nele.

Snapchat, Instagram e Facebook popularizaram ainda mais a RA com filtros para mudar a maneira como os usuários olham nas imagens e vídeos que postam e compartilham.

Espere que as empresas lutem por uma fatia da receita que a realidade aumentada tem o potencial de gerar ao incorporá-la às tecnologias móveis mais recentes. O varejo, em particular, já começou a liderar o caminho ao permitir que os clientes experimentem antes de comprar usando a tecnologia móvel AR – algo que pode ser aplicado a muitos produtos de consumo diferentes, de cozinhas a decoração para casa e moda. A AR torna mais fácil ver a aparência de um produto em um usuário ou em casa.

A fabricante de tintas Dulux, por exemplo, lançou seu aplicativo Visualize, permitindo que os clientes vejam como uma determinada cor de sua linha pode ficar nas paredes de sua casa.

Da mesma forma, a IKEA desenvolveu seu próprio aplicativo de RA, permitindo que os compradores em potencial coloquem quase qualquer item de mobília em qualquer lugar de suas casas, enquanto uma ampla gama de marcas de roupas deu aos clientes a chance de transformar seus telefones em provadores.

Conectividade doméstica

Qualquer pessoa que pergunte quais são as tecnologias móveis mais recentes, basta olhar para a casa em que vive. Alto-falantes inteligentes como os oferecidos pela Amazon e pelo Google agora fazem parte dos acessórios e acessórios de muitos – e todos dependem de uma conexão com um aplicativo móvel. Essa tendência se ampliou muito em 2021.

Os plugues inteligentes estão se tornando comuns em mais residências à medida que as pessoas se acostumam com a conectividade doméstica e a conveniência que ela pode oferecer. Eles também oferecem a possibilidade de conexão aos aparelhos existentes, como lâmpadas, máquinas de café e TVs.

A maior conectividade doméstica está permitindo que as pessoas vivam mais seguras em casa também com sistemas de câmera externos acessíveis com detecção de movimento e som e a capacidade de ver e se comunicar com quem está ligando antes de atender a porta.