Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Bridgestone democratiza pneus RunFlat com nova gama DriveGuard

A Bridgestone vai lançar no mercado os novos Bridgestone DriveGuard, um novo e revolucionário pneu de estrada concebido para equipar todos os automóveis ligeiros e acabar com quaisquer preocupações durante a condução, relacionadas com eventuais danos nos pneus (incluindo nas paredes laterais e no piso de rodagem). O novo pneu Bridgestone DriveGuard, além de oferecer os mais altos padrões de desempenho de segurança, conforto e eficiência de combustível em piso seco e molhado, proporciona aos condutores a tranquilidade, protecção e comodidade adicionais durante a condução.

Com o DriveGuard, a Bridgestone oferece uma gama de pneus compatível com quase todos os tipos de automóveis com Sistemas de Monitorização da Pressão dos Pneus, um sistema obrigatório para todos os automóveis novos vendidos na Europa desde Novembro de 2014. Através da tecnologia DriveGuard e do seu design high tech patenteado com canais de arrefecimento e reforço das paredes laterais, é possível manter o controlo e continuar a conduzir em segurança e conforto durante 80km até aos 80km/h de velocidade máxima, após um furo e até que seja possível reparar ou substituir o pneu em segurança. Graças a esta solução, pode-se eliminar a necessidade de transporte de um pneu suplente, reduzindo assim o peso do automóvel, que por sua vez irá influenciar nos consumos e emissões.

Em termos de desempenho, a Bidgestone classifica o DriveGuard como um pneu com um desempenho líder na categoria, tendo obtido nos testes de rotulagem de pneus da União Europeia a classificação de A para desempenho em piso molhado e C para resistência ao rolamento. Ensaios independentes realizados pela TÜV Süd demonstram que o Bridgestone DriveGuard ficou muito bem classificado quando comparado com os seus principais rivais, especialmente nas categorias de desempenho, como a segurança em piso seco.

Eduardo Minardi, Presidente Executivo da Bridgestone EMEA , salienta que “o novo Bridgestone DriveGuard dá o poder aos condutores de continuarem a conduzir e evitar a insegurança e os encargos imediatos de um pneu furado. Os condutores poderão, assim, escolher onde e quando irão substituir o seu pneu, respeitando, naturalmente, a velocidade e os limites de distância indicados. A nossa tecnologia revolucionária vai contribuir consideravelmente para a segurança rodoviária, proporcionando aos condutores o conforto e a tranquilidade adicionais enquanto conduzem.”

A tecnologia DriveGuard, aplicada na nova gama de pneus da Bridgestone, incorpora uma parede lateral optimizada e reforçada, capaz de suportar o peso do veículo em caso de perda súbita de pressão do pneu. Para tal foi utilizado uma carcaça com telas do pneu em poliéster, que oferecem uma elevada resistência à geração de calor, aumentando a durabilidade do pneu. A aplicação do Nano Pro-Tech, um componente que reduz a fricção entre moléculas de carbono, foi possível ajudar o pneu a manter a sua forma graças à redução da geração de calor nas paredes laterais, e o desenho avançado dos canais de arrefecimento nas paredes laterais permitem canalizam o aquecimento em direcção ao aro, ajudando desta forma a preservar o pneu, melhorando a segurança e a durabilidade.

Para garantir um melhor controlo em piso molhado, foi usado um piso do pneu com rasgos que permitem optimizar a distribuição de vácuo na parte central do padrão do piso, melhorar o comportamento em curva através das ligações dos flancos do pneu ao piso que distribui melhor a pressão do pneu, e reduzir a distância de travagem graças à utilização de um composto com elevado índice de sílica e a tecnologia Nano Pro-Tech, para uma melhor aderência. Em termos de conforto, o novo desenho da estrutura da coroa permite absorver melhor as irregularidades da estrada. A aplicação de uma borracha optimizada e reforçada permite uma construção mais leve e com maior resistência à deformação, aumentando assim o nível de conforto em todas as medidas de pneu.

O Bridgestone DriveGuard estará disponível na Europa em 19 medidas para pneus de Verão e 11 para pneus de Inverno – a partir de 195/65 R15 até a 245/40 R18. As diferentes medidas de pneus chegarão aos mercados em duas vagas, com a primeira das quais já durante o próximo mês de Março.

ProductShots_ReinforcedSidewall